Encontrados 7 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Distribution of PCDD/Fs and dioxin-like PCBs in sediment and plants from a cont...

Nunes, Margarida; Vernisseau, Anaïs; Marchand, Philippe; Le Bizec, Bruno; Ramos, Fernando; Pardal, M. A.

Concentrations and profiles of 2,3,7,8-substituted polychlorinated dibenzo-p-dioxins, polychlorinated dibenzofurans (PCDD/Fs) and dioxin-like polychlorinated biphenyls (dl- PCBs)were investigated in sediment and plants collected from a salt marsh in the Tejo estuary, Portugal. The highest PCDD/F and dl-PCB concentrations were detected in uncolonized sediments, averaging 325.25±57.55 pg g−1 dry weight (dw) and 8...


The influence of sulfathiazole on the macroalgae Ulva lactuca

Leston, Sara; Nunes, Margarida; Viegas, Ivan; Nebot, Carolina; Cepeda, Alberto; Pardal, M. A.; Ramos, Fernando

Sulfonamides (SA) are a class of antibiotics routinely found in environmental matrices and therefore their role as contaminants should be investigated in non-target organisms. With this purpose the present experimental work has evaluated the exposure of the chlorophycean Ulva lactuca L. to sulfathiazole (STZ), a SA drug commonly used in aquaculture, at two concentrations representing prophylactic (25 lgmL 1) an...


Consumo de psicofármacos pelos alunos do ensino superior

Correia, Teresa; Nunes, Margarida; Marros, Suzana; Penas, Soraia

Objectivos: Identificar o consumo de algumas substâncias pelos alunos de um Instituto Politécnico do Norte. Metodologia: Foram inquiridos 352 alunos das quatro escolas do Instituto Politécnico de Bragança. A informação foi recolhida através de um questionário estruturado constituído por questões relativas a informação pessoal e familiar, comportamentos, estilos de vida, nomeadamente consumo de bebidas alcoólic...

Data: 2010   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Consumo de psicofármacos pelos alunos do ensino superior

Correia, Teresa; Nunes, Margarida; Barros, Susana; Penas, Soraia

Objectivo: Identificar o consumo de algumas substâncias pelos alunos de um Instituto Politécnico do Norte. Metodologia: O presente estudo é transversal. Foram inquiridos 352 alunos das quatro escolas do Instituto Politécnico de Bragança. A informação foi recolhida através de um questionário. A recolha de dados foi elaborada por alunas do curso de Farmácia no mês de Março de 2010. Foi obtida autorização para apl...

Data: 2010   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Registos teóricos e práticos em matemática: novos rumos

Cabrita, Isabel; Almeida, Jorge; Tenreiro-Vieira, Celina; Gaspar, Jorge; Amaral, Paulo; Nunes, Margarida; Vizinho, Isabel

Dando seguimento às anteriores publicações efectivadas no âmbito dos Programas de Formação Contínua em Matemática com Professores do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico da Universidade de Aveiro – m@c1 e m@c2 – surge o presente documento Registos teóricos e práticos em Matemática – novos rumos. Aglutina algumas das principais propostas didácticas e respectivo enquadramento teórico criados durante o presente ano...


Para uma educação em matemática renovada 1 – 2

Cabrita, Isabel; Tenreiro-Vieira, Celina; Almeida, Jorge; Almeida, Isabel; Nunes, Margarida; Amaral, Paulo; Gaspar, Jorge

Como já tivemos oportunidade de referir noutros documentos, o Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa (DDTE) da Universidade de Aveiro (UA) estabeleceu, desde 2005, uma parceria, com o Ministério da Educação, para levar a cabo medidas de promoção do sucesso educativo em Matemática. Surgem, assim, os m@c1 e m@c2, respectivamente, Programas de Formação Contínua em Matemática com professores do 1º e do ...


Para uma educação em matemática renovada 3 - 4

Cabrita, Isabel; Tenreiro-Vieira, Celina; Vizinho, Isabel; Almeida, Jorge; Almeida, Isabel; Nunes, Margarida; Dias, Aurora

O insucesso em educação em matemática é uma realidade. Apesar de meritórias, as inúmeras iniciativas levadas a cabo pelas mais diversas instituições não se têm revelado eficientes e eficazes na (re)solução do problema. É urgente rentabilizar sinergias que permitam ultrapassar a situação, desde a sua génese, de uma forma inovadora. Neste contexto, o Ministério da Educação, em articulação com o Ministério da Ciên...


7 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data





Tipo de Documento





Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia