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Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso

Novo, Cristina; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Departamento de Tecnologia Educativa & Centro de Competência TIC

Novos contextos culturais e sociais trouxeram para a Escola nos últimos 30 anos novos e grandes desafios, a que nem sempre esta consegue responder de forma eficaz e eficiente, prevenindo certos comportamentos de risco ou evitando mesmo interferências graves na vida particular e social das crianças e jovens que a frequentam. Falamos de fenómenos como o cyberbullying, que acontecem cada vez com mais frequência de...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Navegação segura na Internet – riscos e desafios

Pires, Carina; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

O avanço tecnológico e a utilização massiva das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm transformado a forma de viver de cada indivíduo nas sociedades actuais, a uma velocidade incomparável no passado. Deste modo não é difícil reconhecer que, o uso das TIC fizeram emergir benefícios a nível da distribuição da Informação, da velocidade de comunicação interpessoal, da aquisição de conhecimentos, do dese...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Abordagens relevantes para o ensino da escrita – do papel ao digital

Teixeira, Madalena; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Universidade de Lisboa – CEAUL

Em nota introdutória apresentamos a evolução da pedagogia da escrita em três abordagens distintas: a abordagem tradicional ou da transcrição, a que privilegia o domínio da oralidade ou pedagogia de transcodificação e finalmente, uma abordagem assente na reescrita. Para suportar a nossa perspectiva, servimo-nos dos contributos referenciados a partir do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), explicitand...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

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