Os mestrados em ensino da Universidade do Minho preveem a formação do professor/ educador como prático reflexivo e intelectual crítico, conferindo um lugar de relevo à investigação pedagógica no estágio através da construção e avaliação de um “projeto de intervenção pedagógica supervisionada” que deve enquadrar-se numa visão democrática da educação. O projeto dá origem a um relatório final, defendido em provas ...
The purpose of this paper is to describe and analyze the process of construction of meaning about the shape of the Earth and the alternation of day and night, which is inherent to the practice of experimental science teaching. This teaching practice was gradually done by the researcher in a 1st grade class of a Portuguese primary school. The class was composed of 18 students, ten girls and eight boys, with ages...
Neste artigo apresenta-se o processo de elaboração de um guia de ensino-aprendizagem sobre o estudo dos seres vivos, a sua implementação em sala de aula, a análise do processo de construção do significado de “ser vivo” pelos alunos e a avaliação das suas aprendizagens. O guia tem subjacente uma prática de Ensino Experimental Reflexivo das Ciências (EERC) e foi implementado em três turmas do 1º ano de escolarida...
Trabalho de síntese realizado no âmbito das Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica ao abrigo da alínea b) do n.º 2 do artigo 58.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU). ; Este estudo visou conceber e validar instrumentos de apoio ao professor para promover o Ensino Experimental e Reflexivo das Ciências. Tais instrumentos, que designamos de módulos de ensino-aprendizagem, abordam gr...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |