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Habitar a escola e as suas margens: geografias plurais em confronto

Vieira, Maria Manuel, 1957-; Resende, José; Nogueira, Maria Alice; Dayrell, Juarez; Martins, Alexandre; Calha, António


Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolares

Nogueira,Maria Alice; Aguiar,Andrea Moura de Souza; Ramos,Viviane Coelho Caldeira

O texto aborda experiências internacionais de escolarização, vistas como uma nova dimensão da realidade educacional contemporânea que marca as trajetórias escolares de jovens oriundos de meios sociais favorecidos. Discutem-se resultados de pesquisas nacionais recentes que começam a elucidar as características do fenômeno no contexto brasileiro. Uma expansão da demanda por esse bem cultural é detectada entre as ...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

Favorecimento econômico e excelência escolar: um mito em questão

Nogueira,Maria Alice

Na pesquisa educacional brasileira ainda carecemos de estudos sobre os processos de escolarização dos jovens originários de famílias privilegiadas do ponto de vista econômico. O presente trabalho propõe-se a incursionar, portanto, em terreno altamente lacunar, apresentando alguns resultados parciais de um estudo realizado, em 2000-2001, com 25 famílias de grandes e médios empresários(as) de Minas Gerais, cujo o...

Data: 2004   |   Origem: OASIS br

A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições

Nogueira,Cláudio Marques Martins; Nogueira,Maria Alice

O artigo destaca as contribuições e aponta alguns limites da Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu. Na primeira parte, são analisadas as reflexões do autor sobre a relação entre herança familiar (sobretudo, cultural) e desempenho escolar. Na segunda parte, são discutidas suas teses sobre o papel da escola na reprodução e legitimação das desigualdades sociais.

Data: 2002   |   Origem: OASIS br

Relação família-escola: novo objeto na sociologia da educação

Nogueira,Maria Alice

Este artigo trata do aparecimento, a partir dos anos 1980, de um novo objeto no campo da Sociologia da Educação: o das interações entre as famílias e a instituição escolar. Parte-se do exame das primeiras formas de tratamento dado, pelos sociólogos, ao tema da família, as quais se limitavam a observar a influência do background familiar sobre os destinos escolares das crianças. A isso ela contrapõe as abordagen...

Data: 1998   |   Origem: OASIS br

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