Encontrados 21 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Old Meets New: Media in Education – Proceedings of the 61st International Counc...

Moreira, António; Loureiro, Maria João; Balula, Ana; Nogueira, Fernanda; Pombo, Lúcia; Pedro, Luis; Almeida, Pedro Ferreira

A conferência ICEM&SIIE'2011 foi organizada pela Universidade de Aveiro (Portugal) – membro do European Consortium of Innovative Universities – e pretendeu reunir investigadores, professores e outros profissionais, a nível nacional e internacional, em torno de um tema aglutinador que pretendeu despoletar e colocar a tónica da discussão na dualidade ―old/new‖, ou seja, os participantes foram convidados a discuti...


Tracing the Use of Communication Technology in Higher Education: a literature r...

Pinto, Marta; Souza, Francislê; Nogueira, Fernanda; Balula, Ana; Pedro, Luis; Pombo, Lúcia; Ramos, Fernando; Moreira, António

Communication Technologies are used in Higher Education Institutions worldwide, producing changes in the design of teaching and learning practices, giving rise to learning paradigms such as e-learning, b-learning, m-learning and cloud learning. Research embraces different perspectives, emphasizing that Internet and Communication Technologies use is not potentiating innovation or disruptiveness of more tradition...


Tracing the use of Communication Technologies in Portuguese Higher Education to...

Pinto, Marta; Nogueira, Fernanda; Coelho, Dalila; Balula, Ana; Moreira, António

Aiming to characterize the way Portuguese Public Higher Education Institutions use Communication Technologies (CTs), the on-going project at University of Aveiro TRACER will apply a national online survey, therefore developing a prior pilot-study undertaken with validation purposes. This paper describes and summarizes some of the work developed within the pilot-survey, which includes a theoretical review outlin...


Formação cívica e formação de professores: limites e potencialidades

Nogueira, Fernanda Bazanella

A reorganização curricular do Ensino Básico de 2001 representou uma mudança de paradigma: uma aposta na flexibilidade, na integração e na autonomia. Uma das principais inovações desta reforma foi a criação de áreas curriculares não disciplinares, entre elas a Formação Cívica. Uma década volvida qual o impacto desta decisão? Estudos anteriores revelaram o uso administrativo e burocrático da Formação Cívica, ao s...


Tracing the Emmerging Use of Communication Technologies in Higher Education

Pinto, Marta; Souza, Francislê; Nogueira, Fernanda; Balula, Ana; Pedro, Luis; Pombo, Lúcia; Ramos, Fernando; Moreira, António

Communication Technologies being used in Higher Education Institutions worldwide are producing changes in the design of teaching and learning practices, giving rise to learning paradigms such as elearning, b-learning and m-learning. Research embraces different perspectives on how the use of Internet and Communication Technologies potentiate innovation and disruptiveness of more traditional forms of education, a...


A confiança em questão. Raias de confiança, confiança das raias nas sociedades ...

Leandro, Maria Engrácia; Leandro, Ana Sofia; Nogueira, Fernanda

A confiança, este sentimento que faz com confiemos em nós mesmos e nos outros, surge com a vida, com a membrana que separa a (in)segurança e a vida individual e social. É quem garante o compromisso mais ou menos arriscado no jogo das permutas inter-individuais e sociais. Este artigo propõe uma perspectiva histórica do pensamento de clássicos da filosofia e da sociologia a este respeito. O apelo ao pensamento de...

Data: 2011   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

O peptídeo natriurético do tipo B é preditor de eventos em pós-operatório de ci...

Villacorta Junior,Humberto; Castro,Isabela Simões de; Godinho,Marise; Mattos,Camila; Visconti,Rogério; Saud,Maurício; Novais,Mônica; Murad,Cláudia

FUNDAMENTO: A avaliação clínica nem sempre é suficiente para predizer complicações cardíacas pós-operatórias (PO). O peptídeo natriurético do tipo B (BNP) tem grande valor prognóstico em pacientes (pts) com insuficiência cardíaca. Seu valor como preditor de eventos em cirurgias ortopédicas ainda não foi testado. OBJETIVO: Avaliar o valor do BNP em predizer complicações cardíacas no PO de cirurgia ortopédica. MÉ...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Considerações sobre as temáticas de formação cívica no ensino básico

Nogueira, Fernanda; Moreira, António; Pedro, Ana Paula

A Formação Cívica é definida como um espaço privilegiado para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania. O estudo desenvolvido pretende colocar em evidência as principais temáticas abordadas nesta área curricular não disciplinar, relacionando-as com as directrizes curriculares vigentes.


Função sistólica de pacientes com infarto miocárdico submetidos a transplante a...

Nogueira,Fernanda Belloni dos Santos; Silva,Suzana Alves; Haddad,Andrea Ferreira; Peixoto,Cintia M.; Carvalho,Rodrigo Moreira de; Tuche,Fabio Antonio A.

FUNDAMENTO: Diversos estudos foram publicados sobre a ação de células tronco da medula óssea no ventrículo esquerdo, ao atuarem no remodelamento pós-infarto agudo do miocárdio. Os resultados, no entanto, têm se mostrado controversos. OBJETIVO: Avaliar através do ecocardiograma a função sistólica de pacientes com infarto agudo do miocárdio após o Transplante Autólogo de Células Mononucleares da Medula Óssea (TAC...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

Minerais em melados e em caldos de cana

Nogueira,Fernanda dos Santos; Ferreira,Karla Silva; Carneiro Junior,Josil de Barros; Passoni,Luís César

A cana-de-açúcar está entre as culturas que apresenta larga escala de adaptações às condições climáticas, sendo utilizada para a fabricação de diversos produtos. Dentre os produtos derivados da cana-de-açúcar, o melado é tido popularmente como um alimento rico em ferro. Este trabalho objetivou conhecer a concentração de alguns minerais em melados comerciais e em melados preparados com equipamentos de aço inoxid...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

21 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia