A conferência ICEM&SIIE'2011 foi organizada pela Universidade de Aveiro (Portugal) – membro do European Consortium of Innovative Universities – e pretendeu reunir investigadores, professores e outros profissionais, a nível nacional e internacional, em torno de um tema aglutinador que pretendeu despoletar e colocar a tónica da discussão na dualidade ―old/new‖, ou seja, os participantes foram convidados a discuti...
Communication Technologies are used in Higher Education Institutions worldwide, producing changes in the design of teaching and learning practices, giving rise to learning paradigms such as e-learning, b-learning, m-learning and cloud learning. Research embraces different perspectives, emphasizing that Internet and Communication Technologies use is not potentiating innovation or disruptiveness of more tradition...
Aiming to characterize the way Portuguese Public Higher Education Institutions use Communication Technologies (CTs), the on-going project at University of Aveiro TRACER will apply a national online survey, therefore developing a prior pilot-study undertaken with validation purposes. This paper describes and summarizes some of the work developed within the pilot-survey, which includes a theoretical review outlin...
A reorganização curricular do Ensino Básico de 2001 representou uma mudança de paradigma: uma aposta na flexibilidade, na integração e na autonomia. Uma das principais inovações desta reforma foi a criação de áreas curriculares não disciplinares, entre elas a Formação Cívica. Uma década volvida qual o impacto desta decisão? Estudos anteriores revelaram o uso administrativo e burocrático da Formação Cívica, ao s...
Communication Technologies being used in Higher Education Institutions worldwide are producing changes in the design of teaching and learning practices, giving rise to learning paradigms such as elearning, b-learning and m-learning. Research embraces different perspectives on how the use of Internet and Communication Technologies potentiate innovation and disruptiveness of more traditional forms of education, a...
A confiança, este sentimento que faz com confiemos em nós mesmos e nos outros, surge com a vida, com a membrana que separa a (in)segurança e a vida individual e social. É quem garante o compromisso mais ou menos arriscado no jogo das permutas inter-individuais e sociais. Este artigo propõe uma perspectiva histórica do pensamento de clássicos da filosofia e da sociologia a este respeito. O apelo ao pensamento de...
FUNDAMENTO: A avaliação clínica nem sempre é suficiente para predizer complicações cardíacas pós-operatórias (PO). O peptídeo natriurético do tipo B (BNP) tem grande valor prognóstico em pacientes (pts) com insuficiência cardíaca. Seu valor como preditor de eventos em cirurgias ortopédicas ainda não foi testado. OBJETIVO: Avaliar o valor do BNP em predizer complicações cardíacas no PO de cirurgia ortopédica. MÉ...
A Formação Cívica é definida como um espaço privilegiado para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania. O estudo desenvolvido pretende colocar em evidência as principais temáticas abordadas nesta área curricular não disciplinar, relacionando-as com as directrizes curriculares vigentes.
FUNDAMENTO: Diversos estudos foram publicados sobre a ação de células tronco da medula óssea no ventrículo esquerdo, ao atuarem no remodelamento pós-infarto agudo do miocárdio. Os resultados, no entanto, têm se mostrado controversos. OBJETIVO: Avaliar através do ecocardiograma a função sistólica de pacientes com infarto agudo do miocárdio após o Transplante Autólogo de Células Mononucleares da Medula Óssea (TAC...
A cana-de-açúcar está entre as culturas que apresenta larga escala de adaptações às condições climáticas, sendo utilizada para a fabricação de diversos produtos. Dentre os produtos derivados da cana-de-açúcar, o melado é tido popularmente como um alimento rico em ferro. Este trabalho objetivou conhecer a concentração de alguns minerais em melados comerciais e em melados preparados com equipamentos de aço inoxid...
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