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RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE ADQUIRIDOS EXPERIENCIAIS NO ALENTEJ...

Nico, Bravo; Nico, Lurdes; Ferreira, Fátima; Tobias, Antónia

Na presente comunicação, apresentam-se alguns dos resultados do estudo dos impactos, pessoais, profissionais e sociais, do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) no universo de indivíduos que, em toda a região Alentejo, no período 2000-2005, nele tendo participado, viram certificadas as suas competências e, em consequência, alterados os respectivos níveis de escolaridade.


(Re)construção de Percursos Formativos ao Longo da Vida: O caso dos Cursos de E...

Nico, Lurdes; Galego, N.; Gusmão, R.; Roque, M; Ramalho, S

Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (adiante designados Cursos EFA), assumeme como uma das respostas formativas e de qualificação disponíveis no sistema de educação e dequalificação em Portugal. Desde a sua criação, até à data, ocorreram alterações várias, sob oponto de vista legal, metodológico e pedagógico. Procurou-se efectuar uma breve descrição daoferta EFA, apontando-se duas dimensões: (i) a sua g...


A Certificação de Adquiridos Experienciais e suas consequências nas trajectóri...

Nico, Bravo; Nico, Lurdes

A partir de 1999, com a criação da Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos (ANEFA), começa a emergir, no território alentejano, em particular, e no país, em geral, um novo dispositivo educacional que visava promover o reconhecimento, validação e certificação das competências (RVCC) e conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Neste contexto, em Portugal, surgiram, em 2000, os primeiros Centros de R...


Educações no Alentejo

Nico, Bravo; Nico, Lurdes; Ferreira, Fátima; Tobias, Antónia

apresenta-nos um conjunto de pensamentos e práticas educacionais que acontece no Alentejo con- NO ALENTEJO EDUCAÇÕES temporâneo. Educações nas escolas, nas instituições da sociedade civil, nos contextos conviviais e no quotidiano da vida. Educações nos espaços e nos tempos em que existimos. Espaços e tempos que nos educam e nos fazem ser aquilo que somos.


Escola Comunitária de São Miguel de Machede: 15 anos de educação não formal

Nico, Bravo; Nico, Lurdes

Fundada em 1998, a Escola Comunitária de São Miguel de Machede tem vindo a consolidar um projecto de educação não formal, em estreita relação com o desenvolvimento local da comunidade em que nasceu e se desenvolveu e sempre com o firme propósito de promover um acesso de maior qualidade entre os cidadãos e o exercício dos respectivos direitos e deveres de cidadania.


Avaliação dos Impactos do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação ...

Valério, Mariana; Nico, Lurdes

Num primeiro momento incidiremos sobre o objeto de estudo, de seguida caracterizamos o contexto de intervenção e o desenho metodológico utilizado e, por último, apresentamos as principais conclusões da investigação em três dimensões (perfil dos respondentes, processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e impactos do processo de RVCC em várias dimensões).


RESULTADOS PRELIMINARES DOS ESTUDOS SOBRE OSIMPACTOS DO PROCESSO DE RECONHECIME...

Caeiro, Anabela; Ramalho, Vânia; Nico, Lurdes

Tendo em conta o panorama actual da Educação e Formação de Adultos, assim com a incerteza que tem traçado os caminhos a percorrer pela Iniciativa Novas Oportunidades, considerámos pertinente, agora mais que nunca, analisar os impactos que estas políticas promoveram na comunidade, nas instituições e nos indivíduos. Os estudos estão inseridos no Projecto de Investigação “As Novas Núpcias da Qualificação do Alen...


EDUCATION AND TRAINING OF ADULTS IN ALENTEJO PORTUGAL: PAST AND PRESENT OF AN U...

Nico, Bravo; Nico, Lurdes

The History of Education and Training of Adults in Alentejo / Portugal, is not recent. We can go back to the 70's, even before the Revolution of April 25, 1974. At the time, approximately 30% of the Portuguese population could neither read nor write. After 1974 the new political regime created a government office (Directorate General of Permanent Education / DGEP) with the responsibility of defining and imple...


EDUCATION AND TERRITORY IN PORTUGAL’S INTERIOR: COHESION OR FRACTURE?

Nico, Bravo; Nico, Lurdes

By definition, qualification systems are designed to provide, in a particular territory, access to educational and training opportunities to respond to the needs and aspirations of people and institutions there inserted, contributing to human, social, cultural and economic development. However, in certain historical, demographic, social, economic and cultural circumstances, the existence of developed and ver...


A CERTIFICAÇÃO DE ADQUIRIDOS EXPERIENCIAIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NAS TRAJECTÓRIA...

Nico, Bravo; Nico, Lurdes

Entre 2000 e 2005, na região Alentejo, um total de 2969 adultos viram certificadas as competências adquiridas por via da experiência de vida e profissional, através da realização de um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, alterando, dessa forma as respectivas habilitações académicas. Naquele período, o processo era concretizado numa rede de Centros de RVCC promovida por 6 inst...


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