Nesta edição do Diário do SUL, apresentamos alguns dos resultados do projecto de inves- tigação “As Novas Núpcias da Qualificação no Alentejo”, que, desde 2010, tem vindo a ser implementado e que assume,como finalidade, avaliar os impactos que a alteração das qualifi cações, através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências(RVCC)provocou na vida de 785 adultos(de um universo de 29...
Na presente comunicação, apresentam-se alguns dos resultados do estudo dos impactos, pessoais, profissionais e sociais, do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) no universo de indivíduos que, em toda a região Alentejo, no período 2000-2005, nele tendo participado, viram certificadas as suas competências e, em consequência, alterados os respectivos níveis de escolaridade.
Os estudantes apresentam diversas conceptualizações acerca do que é aprender. As mesmas podem sintetizar-se em duas posições predominantes: 1. Concepções Superficiais da Aprendizagem 2. Concepções Profundas da Aprendizagem
É ponto assente que o desenvolvimento social e económico de um país dependedo conhecimento e do nível educativo dos seus cidadãos. Num momento de crise económica profunda em que a sustentabilidade do ensino superior se encontra ameaçada e a sua organização com rumo incerto, importa, mais do que nunca, criar um espaço de reflexão em que a ciência se pronuncie, aproximando e colocando em evidência os contributos ...
A investigação sobre a aprendizagem tem vindo a explorar um conjunto de dimensões relacionadas com a aquisição e a compreensão de conhecimentos, a aquisição de habilidades e estratégias complexas e a resolução de problemas, no pressuposto de que esta ocorre num determinado contexto que a pode influenciar, optimizando-a ou constrangendoa(Efklides,2006). Vários têm sido os modelos desenvolvidos para explicar a ap...
No âmbito do projeto de investigação As Novas Núpcias da Qualificação noAlentejo promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia daUniversidade de Évora, e, considerando a questão da educação e formação de adultosem Portugal, foi efetuado um trabalho de investigação centrado na localidade deEstremoz, decorrente do trabalho final do segundo ciclo de estudos em Ciências daEducação na vertente de Ed...
A educação e formação de adultos tem constituído, nos últimos tempos, uma prioridade política neste campo, traduzindo-se, na Iniciativa Novas Oportunidades, programa que ambiciona instituir as ofertas provenientes desta política,nomeadamente o processo de RVCC. Considerando que o processo de RVCC é uma das modalidades formativas oferecidas pelos CNO, a sua essência centra-se em reconhecer, validar e certificar ...
Nesta página do Diário do SUL ( parceiro formal deste projecto de investigação científica promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia), apresentamos alguns dos resultados do trabalho científico que realizámos, nos últimos dois anos. Recorreremos a uma linguagem normal e simples, no sentido de todos/as compreen...
A criação de processos de reconhecimento, validação, certificação de saberes e de competências adquiridas ao longo da vida, além de outras soluções flexíveis que articularam a educação e a formação, através de percursos modulares, partindo de saberes adquiridos, constituíram-se, na primeira década do século XXI, instrumentos importantes de reforço e facilitação da qualificação escolar e profissional da populaçã...
A partir de 1999, com a criação da Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos (ANEFA), começa a emergir, no território alentejano, em particular, e no país, em geral, um novo dispositivo educacional que visava promover o reconhecimento, validação e certificação das competências (RVCC) e conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Neste contexto, em Portugal, surgiram, em 2000, os primeiros Centros de R...
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