Encontrados 51 documentos, a visualizar página 1 de 6

Ordenado por Data

Investigação Ciêntifica com Sotaque Alentejano

Nico, Bravo

Nesta edição do Diário do SUL, apresentamos alguns dos resultados do projecto de inves- tigação “As Novas Núpcias da Qualificação no Alentejo”, que, desde 2010, tem vindo a ser implementado e que assume,como finalidade, avaliar os impactos que a alteração das qualifi cações, através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências(RVCC)provocou na vida de 785 adultos(de um universo de 29...


RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE ADQUIRIDOS EXPERIENCIAIS NO ALENTEJ...

Nico, Bravo; Nico, Lurdes; Ferreira, Fátima; Tobias, Antónia

Na presente comunicação, apresentam-se alguns dos resultados do estudo dos impactos, pessoais, profissionais e sociais, do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) no universo de indivíduos que, em toda a região Alentejo, no período 2000-2005, nele tendo participado, viram certificadas as suas competências e, em consequência, alterados os respectivos níveis de escolaridade.


Concepções de aprendizagem em estudantes do ensino superior português – um estu...

Grácio, Luisa; Chaleta, Elisa; Santos, G.; Leal, Fátima; Nico, Bravo

Os estudantes apresentam diversas conceptualizações acerca do que é aprender. As mesmas podem sintetizar-se em duas posições predominantes: 1. Concepções Superficiais da Aprendizagem 2. Concepções Profundas da Aprendizagem


PASSADO E FUTURO NO PRESENTE DOS PERCURSOS DE QUALIFICAÇÃO: A EQUAÇÃO DA APRE...

Nico, Bravo

É ponto assente que o desenvolvimento social e económico de um país dependedo conhecimento e do nível educativo dos seus cidadãos. Num momento de crise económica profunda em que a sustentabilidade do ensino superior se encontra ameaçada e a sua organização com rumo incerto, importa, mais do que nunca, criar um espaço de reflexão em que a ciência se pronuncie, aproximando e colocando em evidência os contributos ...


Concepções de aprendizagem em estudantes do ensino superior português - um est...

Grácio, Luisa; Chaleta, Elisa; Santos, G.; Nico, Bravo

A investigação sobre a aprendizagem tem vindo a explorar um conjunto de dimensões relacionadas com a aquisição e a compreensão de conhecimentos, a aquisição de habilidades e estratégias complexas e a resolução de problemas, no pressuposto de que esta ocorre num determinado contexto que a pode influenciar, optimizando-a ou constrangendoa(Efklides,2006). Vários têm sido os modelos desenvolvidos para explicar a ap...


CARTOGRAFIA DAS APRENDIZAGENS FORMAIS PARA ADULTOSNA CIDADE DE ESTREMOZ: O PERÍ...

Banha, Mariana; Nico, Bravo

No âmbito do projeto de investigação As Novas Núpcias da Qualificação noAlentejo promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia daUniversidade de Évora, e, considerando a questão da educação e formação de adultosem Portugal, foi efetuado um trabalho de investigação centrado na localidade deEstremoz, decorrente do trabalho final do segundo ciclo de estudos em Ciências daEducação na vertente de Ed...


“AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DOS PROCESSOS RVCC NO CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES DA FUND...

Braga, Sandra; Nico, Bravo

A educação e formação de adultos tem constituído, nos últimos tempos, uma prioridade política neste campo, traduzindo-se, na Iniciativa Novas Oportunidades, programa que ambiciona instituir as ofertas provenientes desta política,nomeadamente o processo de RVCC. Considerando que o processo de RVCC é uma das modalidades formativas oferecidas pelos CNO, a sua essência centra-se em reconhecer, validar e certificar ...


O nosso trabalho de investigação científica: alguns resultados desta pesquisa

Nico, Bravo

Nesta página do Diário do SUL ( parceiro formal deste projecto de investigação científica promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia), apresentamos alguns dos resultados do trabalho científico que realizámos, nos últimos dois anos. Recorreremos a uma linguagem normal e simples, no sentido de todos/as compreen...


DO AUMENTO DAS HABILITAÇÕES ESCOLARES AO EMPOWERMENT NA/DA COMUNIDADE: UM OLHAR...

Nico, Bravo; Rico, Hugo

A criação de processos de reconhecimento, validação, certificação de saberes e de competências adquiridas ao longo da vida, além de outras soluções flexíveis que articularam a educação e a formação, através de percursos modulares, partindo de saberes adquiridos, constituíram-se, na primeira década do século XXI, instrumentos importantes de reforço e facilitação da qualificação escolar e profissional da populaçã...


A Certificação de Adquiridos Experienciais e suas consequências nas trajectóri...

Nico, Bravo; Nico, Lurdes

A partir de 1999, com a criação da Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos (ANEFA), começa a emergir, no território alentejano, em particular, e no país, em geral, um novo dispositivo educacional que visava promover o reconhecimento, validação e certificação das competências (RVCC) e conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Neste contexto, em Portugal, surgiram, em 2000, os primeiros Centros de R...


51 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data





Tipo de Documento







Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia