Os agregados britados de granulometria extensa continuam a ser frequentemente utilizados nas camadas não ligadas de pavimentos rodoviários Portugueses, nomeadamente em sub-base e base granulares. O comportamento destes materiais naquele tipo de camadas, apesar de alguns estudos já realizados nesse sentido, não se encontra ainda suficientemente caracterizado, sobretudo por razões que se prendem com a heterogenei...
As misturas betuminosas utilizadas nas camadas dos pavimentos rodoviários têm comportamento mecânico do tipo visco-elástico. Na prática do dimensionamento, este comportamento é definido pelo módulo de rigidez e pelo coeficiente de Poisson que caracterizam o comportamento elástico linear, mas admitindo que estes parâmetros são dependentes da temperatura e da frequência de aplicação das cargas. A norma europeia E...
O objectivo principal desta comunicação é evidenciar a importância de considerar a nãolinearidade do comportamento dos solos de fundação na modelação numérica dos pavimentos rodoviários, para fins de dimensionamento estrutural. A instrumentação e observação de dois trechos experimentais numa estrada em Lisboa permitiram analisar o comportamento dos solos com esta finalidade. Durante a construção dos aterros for...
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