Encontrados 9 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

An explanatory model of the intention to continue studying among non-traditiona...

Rosário, Pedro; Pereira, Armanda Sofia Carvalho Santos; Núñez, José Carlos; Cunha, Jennifer Silva da; Fuentes, Sonia; Polydoro, Soely; Gaeta, Martha

Background: Although academic achievement is believed to be an important factor in students’ decision to continue studying at university, research on this topic is limited. Method: The current study analyzed the relationship between academic achievement and the intention of 327 non-traditional students to continue studying at university, using a path model. Results: The central hypothesis of the study was confi...


Approaches to teaching in high school when considering contextual variables and...

Rosário, Pedro; Núñez, José Carlos; Valle, Antonio; Paiva, Olimpia; Polydoro, Soely

The current paper investigates the extent to which teachers’ approaches to teaching (the Information Transmission/Teacher-Focused (ITTF) approach, and the Conceptual Change/Student-Focused (CCSF) approach) can be explained by contextual variables (class size, perceived control of the teaching process, relationship with the students) and teacher variables (gender, teaching experience and pedagogical training). T...


Autoeficacia y utilidad percibida como condiciones necesarias para un aprendiza...

Rosário, Pedro; Lourenço, Abílio; Paiva, Maria Olímpia; Núñez, José Carlos; González-Pienda, Julio; Valle, Antonio

En el marco de la teoría social cognitiva, en este trabajo se in-vestiga en qué medida el rendimiento escolar (Lengua y Matemáticas) puede ser explicado por el uso de estrategias de aprendizaje autorregulado y cómo este tipo de comportamiento deseable puede estar condicionado por la utilidad percibida de su uso y por la competencia percibida para su ejecución. Para completar el modelo de ecuaciones estructurale...


Abordagens à aprendizagem na universidade: um estudo com modelos de equações es...

Trigo, Luísa Ribeiro; Rosário, Pedro; Guimarães, Carina; Jesus, Ana Rita de; Nunez, José Carlos; Cerezo, Rebeca


Trabalho de casa, auto-eficácia e rendimento em matemática

Rosário,Pedro Sales Luís; Baldaque,Margarida; Mourão,Rosa; Nuñez,José Carlos; González-Pienda,Julio Antonio; Valle,Antonio

O Trabalho de Casa (TPC) é uma estratégia instrutiva amplamente utilizada na Escola de muitos países. O TPC é um processo complexo que é afectado por múltiplos factores de ordem cognitiva, motivacional, social e contextual. A investigação tem-se centrado no tempo despendido na realização das tarefas de TPC, no entanto os resultados de vários estudos e as críticas metodológicas sugerem a necessidade de direccion...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

De pequenino é que se auto-regula o destino

Rosário, Pedro; Costa, José; Mourão, Rosa; Chaleta, Elisa; Grácio, Luisa; Núnez, José Carlos; González-Pienda, Júlio

Investigações recentes evidenciam que as crianças mais pequenas conseguem regular cognitiva e afectivamente o seu processo de aprendizagem. Este estudo apresenta um projecto de investigação sobre os processos de auto-regulação da aprendizagem no pré-escolar. Analisámos a competência auto-regulatória de 19 crianças de 5 anos em actividades específicas integradas num projecto de promoção de aprendizagem auto-regu...


Olhares de género face à matemática: uma investigação no ensino obrigatório esp...

Gonzalez-Pienda,Júlio A.; Núñez,José Carlos; Solano,Paula; Silva,Elza Helena da; Rosário,Pedro; Mourão,Rosa; Valle,António

O interesse pelo estudo das atitudes e o seu papel determinante na aprendizagem da matemática tem sido objecto de investigação há mais de 50 anos. Não obstante, actualmente, a investigação ainda se centra sobre as diferenças das atitudes das mulheres e dos homens, bem como sobre as causas de tais diferenças. No geral, os estudos realizados concluíram que, face à aprendizagem da matemática, as mulheres se percep...

Data: 2006   |   Origem: OASIS br

Discursos de pais e alunos sobre o aprender: um estudo no 5º ano de escolaridade

Rosário,Pedro; Mendes,Maria Teresa; Grácio,Maria Luísa; Chaleta,Elisa; Núñez,José Carlos; González-Pienda,Júlio; Hernández-Pina,Fuensanta

O significado atribuído ao fenómeno "aprender " é influenciado pela inte-relação entre indivíduos, contextos e culturas. A idade do aluno, as concepções familiares e culturais e o contexto de ensino constituem-se como alguns dos aspectos que influenciam as concepções de aprendizagem dos alunos. O estudo apresentado, realizado no marco teórico fenomenográfico, está focalizado na descrição das concepções das pess...

Data: 2006   |   Origem: OASIS br

Trabalho de casa, tarefas escolares, auto-regulação e envolvimento parental

Rosário,Pedro; Mourão,Rosa; Soares,Serafim; Chaleta,Elisa; Grácio,Luísa; Simões,Fátima; Núñez,José Carlos; Gonzalez-Pienda,Júlio A.

Urge entender o Trabalho de Casa (TPC) como processo complexo para o qual conflui um vasto leque de factores impactantes. Neste relato analisam-se as relações entre os perfis de atitudes e comportamentos diante do TPC de Inglês e o nível instrutivo dos pais, a auto-eficácia percebida nessa disciplina bem como a correlação entre tais perfis de TPC e os perfis auto-regulatórios, em face do estudo. A amostra tomad...

Data: 2005   |   Origem: OASIS br

9 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data









Tipo de Documento




Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia