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A contextualização curricular como referente da avaliação externa das escolas

Morgado, José Carlos; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana

Esta comunicação baseia-se no facto de a contextualização curricular favorecer a aprendizagem dos alunos, devendo, por isso, ser um procedimento recorrente na educação escolar, e na ideia de que a forma como as escolas configuram e desenvolvem o currículo é influenciada por aspetos valorizados na avaliação externa que delas é feita. Sendo a avaliação externa das escolas (AEE) da competência da Inspeção Geral da...



Contextualização curricular: princípios e práticas

Leite, Carlinda; Centro de Investigação e Intervenção Educativa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Neste número da Revista Interações, através de artigos que a compõem, é divulgado parte do conhecimento produzido no âmbito do projeto Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e desenvolvido por uma equipa do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universid...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

A contextualização curricular nas disciplinas de expressão no ensino básico

Mouraz, Ana; Centro de Investigação e Intervenção Educativa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

As culturas epistémicas que vão sendo cada vez mais preponderantes no campo de estudos curriculares tendem a dar relevo ao trabalho essencial do currículo centrado na sua apropriação, capaz de explicitar o que devem saber e em que devem tornar-se os sujeitos para poderem cumprir a sua cidadania. O conceito de contextualização curricular operacionaliza a finalidade referida. O presente texto pretende saber se na...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

O uso das metáforas nos processos de ensinar e aprender no ensino superior

Raquel R. Monteiro; Ana Mouraz; Ana Vale Pereira; António M. Magalhães


Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos

Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana; Morgado, José Carlos; Esteves, Maria Manuela; Rodrigues, Maria Ângela; Costa, Nilza

Esta comunicação apresenta um projeto de investigação em curso no Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, aprovado pela FCT, e em que colaboram professores das Universidades do Minho, Lisboa e Aveiro. Assente na ideia de que a contextualização curricular é uma condição essencial para a melhoria das aprendizagens dos alunos, e...


Contextualizar o currículo para melhorar a aprendizagem dos alunos

Morgado, José Carlos; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana

A contextualização curricular é hoje uma temática central nos discursos sobre a educação, sendo vista como pressuposto fundamental para dar sentido e utilidade aos processos de ensino e aprendizagem que se desenvolvem na escola. No texto que a seguir se apresenta, procuramos deslindar alguns dos significados associados ao conceito de contextualização curricular e identificar algumas premissas que, em nosso ente...


Projecto argumentar, precisa-se!

Ana Mouraz; Ana Maria Faustino; Carlinda Leite; Jaime Villate; José Manuel Martins Ferreira; Rui Trindade; Carla Figueiredo; Daniela Pinto


School curriculum practices: what is the research impact?

Gonçalves, Maria Fernanda; Fonseca, Maria de Jesus; Mouraz, Ana Maria

ABSTRACT The purpose of this paper is to address basic questions about the relationship between the School curriculum theory and practice and the specific educational research that has been developed in it. In recent years the number of Masters and other post-graduate courses has increased in Portugal and has justified the growth of research studies. On the other hand, since 1996 the ...


Despacho 112/SERE/SEEBS/93 112 - Inventário das Convicções dos Professores

Mouraz, Ana Maria

O Despacho Conjunto 112/SERE/SEEBS/93 de 17 de Junho determina que os alunos, no 1º ciclo do ensino básico, quando retidos, devem acompanhar o seu grupo / turma de referência. Saber o que pensam os professores do 1º CEB acerca dessa disposição legal, e como trabalham com a diversidade existente na sua sala de aula é o problema a que este estudo piloto pretendeu responder.


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