Este estudo teve como objectivo analisar a relação entre as aspirações escolares e outras variáveis (género, nível de instrução familiar, nacionalidade), e ainda estudar a relação entre a realização (escolar e pessoal) e as aspirações profissionais, ao longo da adolescência. A amostra foi constituída por 318 sujeitos de diferentes anos de escolaridade (7º, 9º e 11º anos), de escolas da Grande Lisboa. A realizaç...
The present study complements elements previously published (Veiga & Moura, 1999) about Melgosa’s (1987) Occupational Identity Scale (OIS), now adapted to the Portuguese population. The sample consisted of 547 7th-11th grade students of both sexes. The scale’s psychometric study included the factorial analysis of its main components with varimax rotation — which revealed four specific factors (diffusion, forecl...
Este estudo teve como objectivo proceder ao levantamento das expectativas escolares e das actividades profissionais, desejadas pelos jovens alunos, e analisar a relação que mantêm com variáveis sociais (nacionalidade), familiares, (nível de instrução dos pais), e pessoais (género). A amostra foi constituída por 318 sujeitos de diferentes anos de escolaridade, de escolas da Grande Lisboa. A análise dos resultado...
Este artigo resultou de uma comunicação apresentada no V colloque National de L' AIPELF/AFIRSE e teve publicação em versão reduzida em Actas. ; O objetivo geral do presente estudo foi analisar as percepções dos professores acerca dos alunos sobredotados.
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |