OBJETIVO: comparar o desempenho em vocabulário expressivo e consciência fonológica entre crianças com desvio fonológico e com aquisição típica da linguagem e analisar a influência da idade neste desempenho. MÉTODO: os participantes foram divididos em grupos de controle (GC) e estudo (GE) e apresentavam idades entre cinco e sete anos. Foram aplicados os testes de vocabulário expressivo e consciência fonológica, ...
TEMA: enfoque das pesquisas realizadas nos últimos dez anos sobre terapia para os desvios fonológicos. OBJETIVO: realizar análise dos estudos em terapia fonológica, nacionais e internacionais, publicados a partir do ano de 2000, a fim de verificar as contribuições destes para a clínica fonoaudiológica, além de apontar novas possibilidades em pesquisa. CONCLUSÃO: todas as pesquisas trazem contribuições que podem...
TEMA: a habilidade de reconhecimento do próprio desvio de fala e sua possível relação com o processamento auditivo em crianças com diagnóstico de desvio fonológico. PROCEDIMENTOS: participaram do estudo oito sujeitos com diagnóstico de desvio fonológico e idades 5:0;26 e 7:7;2. O sistema fonético/fonológico foi avaliado por meio do instrumento - Avaliação Fonológica da Criança. Aplicou-se ainda o teste de consc...
OBJETIVO: comparar o tempo médio para a alta fonoaudiológica entre três modelos de terapia para os desvios fonológicos. MÉTODO: os dados deste estudo são provenientes do banco de dados pertencente a uma instituição de ensino superior. Adotaram-se os seguintes critérios de inclusão: idade entre 5:0 e 6:11; ter autorização para participar da pesquisa; apresentar diagnóstico de desvio fonológico classificado como ...
OBJETIVO:verificar a abordagem terapêutica mais eficaz às crianças com desvio fonológico que realizam a estratégia de alongamento compensatório (EAC) nos casos de C¹C²V → C¹V. MÉTODOS: foram selecionados quatro sujeitos que empregavam a EAC na simplificação do OC e possuíam em seu inventário fonético os segmentos [] e [l]. Do total de sujeitos, dois foram submetidos à te...
OBJETIVO: verificar as habilidades em consciência fonoarticulatória de crianças com desvio fonológico, comparando-as com as habilidades em consciência fonoarticulatória de crianças com desenvolvimento fonológico normal. MÉTODOS: participaram do estudo 60 crianças, sendo 30 do grupo controle, com desenvolvimento fonológico normal e 30 do grupo estudo, com desvio fonológico. Todos os participantes foram submetido...
Direito da família. Regime de bens.
TEMA: a consciência do próprio desvio de fala de acordo com as variáveis extralinguísticas, sexo e idade. OBJETIVO: investigar a influência das variáveis sexo e idade no desempenho em consciência do próprio desvio de fala. MÉTODO: o grupo pesquisado constitui-se de 24 crianças com diagnóstico de desvio fonológico, 15 meninos e 9 meninas, na faixa etária de 5:0 a 7:7. Neste grupo, foi realizado a avaliação da co...
TEMA: vocabulário expressivo de crianças com desenvolvimento fonológico normal e desviante. OBJETIVO: verificar se as alterações das crianças com desvio fonológico ocorrem apenas no nível fonologico ou se há algum impacto na aquisição lexical e comparar o desempenho em vocabulário das crianças desta amostra com os valores de Referência de Normalidade do teste utilizado. MÉTODO: a amostra foi composta por 36 cri...
TEMA: desvios fonológicos. OBJETIVO: verificar a ocorrência do alongamento vocálico, pela análise acústica, num grupo de 16 crianças (8 meninos e 8 meninas) com desvios fonológicos evolutivos (DFE), que não apresentam na fala as codas /R/ e /S/ mediais, além de levantar as porcentagens de ocorrência das estratégias de alongamento e apagamento nos dois tipos de coda. MÉTODO: gravação de 16 crianças mediante a ap...
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