Encontrados 165 documentos, a visualizar página 1 de 17

Ordenado por Data

Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes d...

Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António; Sousa, Lúcio; Costa, Paulo

As dinâmicas comunicacionais que emergem da cultura digital, no contexto do e-learning, têm-nos levado a refletir sobre a criação de novos cenários de ensino-aprendizagem. A nossa experiência docente, numa instituição de Ensino a Distância - Universidade Aberta - tem contribuído não só para essa reflexão, mas também para a perceção da necessidade de acionar uma dinâmica de ensino baseada na investigação que nos...


Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de c...

Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António; Costa, Paulo

Os ambientes online e as comunidades de aprendizagem, parecem estar a modificar as estruturas institucionalizadas de criação e disseminação de conhecimento, surgindo como um complemento às formas pré-existentes de aprendizagem organizacional. Nestes ambientes e comunidades, a base do processo de construção do conhecimento assenta na interação social. Tomando como referência a nossa experiência de docência, numa...


Understanding learning skills in online learning environments by higher educati...

Moreira, J. António; Ferreira, António G.; Almeida, Ana Cristina

Can virtual environments promote learning skills such that higher education students understand them? This paper examines the impact of new online educational scenarios as to how self-learning skills are perceived. The research covered 277 higher education students grouped into classrooms, and their tutoring included an online learning component. At the end of the academic semester, students responded to a rang...


Comparing communities of inquiry in higher education students: one for all or o...

Moreira, J. António; Ferreira, António G.; Almeida, Ana Cristina

The purpose of this study was to report evidence obtained in a survey based on the Community of Inquiry (CoI) framework (Garrison, Anderson & Archer, 1991; 2000) carried out in different groups. The study comprised 510 higher education students enrolled in blended online courses offered through Moodle platform during one semester. It considered students from different private and public Portuguese polytechnic s...


Self-learning skills perceveid in communities of inquiry of portuguese higher e...

Moreira, J. António; Ferreira, António G.; Almeida, Ana Cristina

The purpose of this study was to report evidence obtained in Communities of Inquiry (CoI) as framed by the work of Garrison, Anderson and Archer (2000) that was carried out in different groups, and identify the emergent learning skills of its students. The study comprised 510 undergraduate students enrolled in blended online courses offered through Moodle platform during one semester. It considered students fro...


Auto-conceito global em estudantes do ensino superior: um estudo comparativo en...

Barros, Rita; Moreira, J. António

Este estudo centra-se nos processos de mudança do autoconceito no período designado por pós-adolescência e traduz-se num estudo comparativo entre os níveis de autoconceito global de estudantes do ensino superior, iniciantes e finalistas. Recorrendo a uma metodologia de cariz quantitativo, a nossa amostra foi constituída por 552 sujeitos. Para a avaliação do nível de autoconceito global, valemo-nos da adaptação ...


A promoção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da mat...

Silva, Carla; Moreira, J. António

Poderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de matemática. Participaram na investigação 114 alunos do 5.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto-­‐ Portugal. No final do ano letivo,...


O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais...

Costa, Esmeralda; Moreira, J. António

Poderão os ambientes virtuais favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de História do ensino fundamental. Participaram na investigação 122 alunos do 8.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto-Portugal. No f...


The relationship between students’ approach to learning and lifelong learning

Barros, Rita; Monteiro, Angélica; Nejmedinne, Fouad; Moreira, J. António

The current investigation proposes to analyse the relationship between learning, from the appropriation students’ make of the different ways of learning and studying, and their willingness to be involved in life- long learning (LL) activities. The theoretical rationale is inscribed in the Biggs’ Theory (1987), concern- ing the student’s approach to learning, and under the guiding principle of LL. The concept of...


O impacto de ambientes online na perceção de competências de aprendizagem em al...

Sol, Paulo; Moreira, J. António

Poderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Nos tempos atuais, em que às profundas transformações sociais, económicas e culturais se associa a evolução das tecnologias de informação e da comunicação deparamo-nos com a necessidade de reequacionar os processos de ensinoaprendizagem. Neste artigo analisamos o impacto de novos cen...


165 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento







Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia