Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012 ; Este projeto inova na forma como foi aplicada a avaliação. Normalmente usada no final de cada unidade, foi, neste projeto, utilizada como ponto de partida, apontando como objetivo desmistificar esse momento inquietante na vida dos alunos. A aplicação da avaliação formativa e sumativa complementada com a aval...
Cuidar da pessoa com doença oncológica no domicílio, representa para o cuidador familiar prestar cuidados a alguém a quem está ligado emocionalmente e que vive um período de intenso sofrimento e que implica a mobilização de conhecimentos e habilidades que vão, muitas vezes, para além do seu reportório. Esta realidade social constitui o fulcro para o desenvolvimento desta pesquisa conduzida a partir da questão: ...
Methylmercury was determined in water and aquatic biota from Guanabara Bay. Trophic transfer of methylmercury was observed between trophic levels from prey (microplankton, mesoplankton and fish with different feeding habits) to top predator (pelagic demersal fish). Top predator fish presented the highest methylmercury concentrations (320.3 ± 150.7 mg kg-1 dry wt.), whereas microplankton presented the lowest (8....
O presente trabalho de investigação inclui um quadro teórico respeitante a questões de currículo e de avaliação em crianças com idade precoces. Em termos metodológicos, apresenta um estudo quantitativo dum universo de educadores de infância com prática educativa em creche, do distrito do Porto. ; This research includes a theoretical framework concerning issues of curriculum and assessment in children with earl...
In 2003 the University of Porto recognized the potential of internet based learning systems and in that year started a project to implement the use of learning management systems (LMS) in classes based on a blended-learning model. The implementation of this project at universities large as the University of Porto (U.Porto) was a complex process that necessarily involved a large number of actors, so it was nece...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |