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Percepção de competência parental: Exploração de domínio geral de competência e...

Ferreira, Bruno; Monteiro, Lígia; Fernandes, Carla; Cardoso, Jordana Pinto; Veríssimo, Manuela; Santos, António José

A avaliação que os pais fazem sobre o seu próprio desempenho pode ter um papel directo ou indirecto no desenvolvimento das crianças. Neste trabalho, estudamos o sentimento de competência parental face ao papel global da parentalidade e as percepções de auto-eficácia em domínios específicos da parentalidade, procurando identificar diferenças entre pais e mães, e discernir efeitos possíveis face a características...


Interação social lúdica no pré-escolar : Análise confirmatória da versão portug...

Torres, Nuno; Freitas, Miguel; Monteiro, Lígia; Antunes, Marta; Santos, António José

O presente estudo teve como objetivo avaliar as características psicométricas da versão portuguesa para educadores do questionário Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS). Este é um instrumento constituído por 32 itens, que expressam comportamentos de crianças do pré-escolar no contexto de atividades lúdicas com os seus pares. Participaram 21 educadoras de 455 crianças Portuguesas, 49.3% raparigas e 50.7% rapa...


Perspectiva do pai acerca do seu envolvimento em famílias nucleares. Associaçõe...

Monteiro, Lígia Maria Santos; Fernandes, Marília; Veríssimo, Manuela; Costa, Inês Pessoa e; Torres, Nuno; Vaughn, Brian E.

O estudo analisou, em 110 famílias nucleares portuguesas, a percepção do pai acerca do seu envolvimento (relativamente ao da mãe) em cinco domínios: Cuidados Directos e Indirectos; Ensino/Disciplina; Brincadeira; Lazer no Exterior. O envolvimento desejado pela mãe e as características individuais da criança (idade, género e temperamento) foram analisados como factores explicativos da participação do pai. Os res...


O envolvimento paterno de crianças a frequentar o jardim-de-infância

Pimenta, Mauro; Veríssimo, Manuela; Monteiro, Lígia Maria Santos; Costa, Inês Pessoa e

A presente investigação teve como objectivo analisar se a participação do pai, relativamente à da mãe, varia consoante o tipo de actividade analisada, nomeadamente os Cuidados Directos e Indirectos; Ensino/Disciplina; Brincadeira; e Lazer no Exterior. 338 famílias bi-parentais, a viver na região de Lisboa, participaram no estudo. As características individuais dos pais (idade e habilitações literárias), da cria...


Análise do fenómeno de base segura em contexto familiar: As relações criança/mã...

Monteiro, Lígia Maria Santos; Veríssimo, Manuela; Vaughn, Brian E.; Santos, António José; Fernandes, Marília

O estudo analisa, no contexto da teoria de Bowlby e Ainsworth, o modo como a criança utiliza as figuras parentais como base segura, explorando a especificidade da organização destes comportamentos nas duas relações. Analisa, ainda, a existência de semelhanças ou diferenças nas classificações da criança em relação à mãe e ao pai. Os participantes são 56 díades mãe/criança e pai/criança, tendo as crianças idades ...


Envolvimento paterno e organização dos comportamentos de base segura das crianç...

Monteiro, Lígia Maria Santos; Veríssimo, Manuela; Santos, António José; Vaughn, Brian E.

Estuda-se, numa amostra de famílias bi-parentais, em que as mães trabalham a tempo inteiro, e as crianças frequentam cuidados não-maternos, várias horas por dia, o envolvimento paterno nas actividades de organização/cuidados (Práticas) e de brincadeira/lazer (Lúdicas). Analisam-se, os correlatos (variáveis socio-demográficas) e as consequências da participação paterna, ao nível da organização dos comportamentos...


Auto-conceito e aceitação pelos pares no final do período pré-escolar

Emídio, Rita; Santos, António José; Maia, Joana Branco; Monteiro, Lígia Maria Santos; Veríssimo, Manuela

A importância do estudo do auto-conceito advém do forte impacto que este parece ter no comportamento do indivíduo, regulando as suas acções e modos de interacção com os outros. Na definição deste constructo há que considerar as avaliações que o sujeito faz acerca das suas próprias competências em domínios restritos, como o cognitivo, o social, ou o físico (Harter, 1999). O presente estudo analisa a relação entr...


Análise do fenómeno de base segura em contexto familiar: A especificidade das r...

Monteiro, Lígia Maria Santos

Tese de doutoramento em Psicologia Educacional ; Esta investigação enquadra-se na teoria da vinculação de Bowlby/Ainsworth, testando empiricamente conceitos centrais como: a organização dos comportamentos de base segura, o modelo dinâmico interno, a transmissão social da vinculação, a especificidade das relações, bem como, os contextos de envolvimento, no micro-sistema familiar. Os participantes são 56 família...


Educação e direitos da criança : perspectiva histórica e desafios pedagógicos

Monteiro, Lígia Claúdia Gonçalves

Dissertação de Mestrado em Educação ; A Convenção Internacional dos Direitos da Criança, aprovada por aclamação na Assembleia Geral das Nações Unidas, a 20 de Novembro de 1989, correspondeu a um dos sinais de transformação mais emblemáticos de toda a história das representações da infância. Embora a modernização da concepção e práticas infantis tenha sido de uma extrema lentidão, sobretudo no que se refere à d...


Coordenação entre o modelo dinâmico interno da mãe e o comportamento de base se...

Veríssimo, Manuela; Monteiro, Lígia Maria Santos; Vaughn, Brian E.; Santos, António José; Waters, Harriet

A correspondência entre as representações de vinculação maternas e os comportamentos de base segura da criança são explorados numa amostra de díades mãe/criança portuguesas. Os scripts de base segura maternos foram avaliados utilizando um instrumento, recentemente criado, as Narrativas de Representação da Vinculação em Adultos, que consiste num conjunto de palavras que visa que as mães contem histórias com cont...


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