Segundo a literatura da especialidade, a avaliação formativa apresenta inúmeras vantagens para os intervenientes durante e após o processo de ensino e de aprendizagem, nomeadamente na reorganização da unidade curricular e naconsciencialização das dificuldades dos estudantes.As características, natureza e utilidade da avaliação formativ...
El tiempo geológico es un concepto muy complejo en lo que se refiere a la enseñanza y al aprendizaje de las Ciencias de la Tierra, por eso continua a ser necesario justificar la necesidad de (continuar con) insistir en el desarrollo de investigación que pueda facilitar su comprensión en el contexto educativo. Este trabajo realizado en el ámbito del proyecto Deep time: contribution for citizenship, de la Univers...
O conceito de tempo geológico é complexo e, portanto, a sua abordagem requer uma particular atenção, quer no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências, quer ao nível da formação de professores. A realização do curso de formação “O Tempo Geológico – Das Conceções de Alunos à Apresentação de Materiais Didáticos Inovadores para o Ensino da Geologia” pretendeu dar a conhecer a professores de Geociências d...
Este artigo pretende contribuir para a reflexão sobre o complexo conceito de tempo, nas suas vertentes filosófica e científica, reconhecendo-se a consequente necessidade de proceder ao aprofundamento da investigação no âmbito do ensino e da aprendizagem desta temática. Os resultados encontrados sobre concepções de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico permitem perceber a importante valorização que atribuem ao c...
En este artículo pretendemos hacer una reflexión sobre el complejo concepto de tiempo, en sus vertientes filosófica y científica, de esta manera reconocemos la consecuente necesidad de profundizar en la investigación en el ámbito de la enseñanza y del aprendizaje de esta temática. Partiendo de cuatro ángulos de análisis: el primero mediante un abordaje de las sucesivas posiciones filosóficas y científicas sobre...
O conceito de Tempo Geológico apresenta-se muito complexo no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências, pelo que continua a justificar a necessidade de se desenvolverem investigações que possam facilitar a sua compreensão no contexto educativo. No Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (Portugal) foi desenvolvido um projecto de investigação sob...
This paper, with its roots from an earth science education research project, is divided in three parts: (i) guidelines of the project and a short reflection about the nature of time with educational implications; (ii) results of the implementation and assessment of new curriculum materials for 12/13 and 17/18 year olds; (iii) final considerations, mainly related to citizenship.
O conceito de Tempo Geológico apresenta-se muito complexo no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências, pelo que continua a justificar a necessidade de se desenvolverem investigações que possam facilitar a sua compreensão no contexto educativo. No Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (Portugal) foi desenvolvido um projecto de investigação sob...
This paper, with its roots from an earth science education research project, is divided in three parts: (i) guidelines of the project and a short reflection about the nature of time with educational implications; (ii) results of the implementation and assessment of new curriculum materials for 12/13 and 17/18 year olds; (iii) final considerations, mainly related to citizenship.
En este artículo pretendemos hacer una reflexión sobre el complejo concepto de tiempo, en sus vertientes filosófica y científica, de esta manera reconocemos la consecuente necesidad de profundizar en la investigación en el ámbito de la enseñanza y del aprendizaje de esta temática. Partiendo de cuatro ángulos de análisis: el primero mediante un abordaje de las sucesivas posiciones filosóficas y científicas sobre...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |