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Recursos e materiais pedagógicos utilizados no desenvolvimento dos processos de...

Carlos Barreira; Frederico Monteiro; Graça Bidarra; Piedade Vaz-Rebelo

Segundo a literatura da especialidade, a avaliação formativa apresenta inúmeras vantagens para os intervenientes durante e após o processo de ensino e de aprendizagem, nomeadamente na reorganização da unidade curricular e naconsciencialização das dificuldades dos estudantes.As características, natureza e utilidade da avaliação formativ...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

El tiempo geológico: una contribución para la ciudadanía

Medina, Jorge; Rebelo, Dorinda; Morgado, Margarida; Monteiro, Graça Monteiro; Bonito, Jorge; Martins, Luísa; Marques, Luis

El tiempo geológico es un concepto muy complejo en lo que se refiere a la enseñanza y al aprendizaje de las Ciencias de la Tierra, por eso continua a ser necesario justificar la necesidad de (continuar con) insistir en el desarrollo de investigación que pueda facilitar su comprensión en el contexto educativo. Este trabajo realizado en el ámbito del proyecto Deep time: contribution for citizenship, de la Univers...


O tempo geológico na formação de professores de geociências

Morgado, Margarida; Rebelo, Dorinda; Monteiro, Graça; Bonito, Jorge; Medina, Jorge; Martins, Luisa; Marques, Luis

O conceito de tempo geológico é complexo e, portanto, a sua abordagem requer uma particular atenção, quer no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências, quer ao nível da formação de professores. A realização do curso de formação “O Tempo Geológico – Das Conceções de Alunos à Apresentação de Materiais Didáticos Inovadores para o Ensino da Geologia” pretendeu dar a conhecer a professores de Geociências d...


O tempo geológico e a aprendizagem da geologia: da complexidade da temática às ...

Bonito, Jorge; Rebelo, Dorinda; Morgado, Margarida; Monteiro, Graça; Medina, Jorge; Marques, Luis; Martins, Luisa; Louro, Mári

Este artigo pretende contribuir para a reflexão sobre o complexo conceito de tempo, nas suas vertentes filosófica e científica, reconhecendo-se a consequente necessidade de proceder ao aprofundamento da investigação no âmbito do ensino e da aprendizagem desta temática. Os resultados encontrados sobre concepções de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico permitem perceber a importante valorização que atribuem ao c...


LA NATURALEZA DEL TIEMPO Y SU COMPLEJIDAD: EL CASO DEL TIEMPO GEOLÓGICO - IMPLI...

Bonito, Jorge; Medina, Jorge; Morgado, Margarida; Rebelo, Dorinda; Monteiro, Graça; Martins, Luísa; Marques, Luis

En este artículo pretendemos hacer una reflexión sobre el complejo concepto de tiempo, en sus vertientes filosófica y científica, de esta manera reconocemos la consecuente necesidad de profundizar en la investigación en el ámbito de la enseñanza y del aprendizaje de esta temática. Partiendo de cuatro ángulos de análisis: el primero mediante un abordaje de las sucesivas posiciones filosóficas y científicas sobre...


O tempo geológico na formação de professores: das concepções de alunos à constr...

Rebelo, Dorinda; Morgado, Margarida; Monteiro, Graça; Bonito, Jorge; Medina, Jorge; Martins, Luísa; Marques, Luis

O conceito de Tempo Geológico apresenta-se muito complexo no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências, pelo que continua a justificar a necessidade de se desenvolverem investigações que possam facilitar a sua compreensão no contexto educativo. No Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (Portugal) foi desenvolvido um projecto de investigação sob...


Deep time: from the complexity of the concept, to the implementation and assess...

Marques, Luís; Monteiro, Graça; Morgado, Margarida; Rebelo, Dorinda; Bonito, Jorge; Medina, Jorge; Martins, Luísa

This paper, with its roots from an earth science education research project, is divided in three parts: (i) guidelines of the project and a short reflection about the nature of time with educational implications; (ii) results of the implementation and assessment of new curriculum materials for 12/13 and 17/18 year olds; (iii) final considerations, mainly related to citizenship.


O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à constr...

Rebelo, Dorinda; Morgado, Margarida; Monteiro, Graça; Bonito, Jorge; Medina, Jorge; Martins, Luísa; Marques, Luis

O conceito de Tempo Geológico apresenta-se muito complexo no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências, pelo que continua a justificar a necessidade de se desenvolverem investigações que possam facilitar a sua compreensão no contexto educativo. No Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (Portugal) foi desenvolvido um projecto de investigação sob...


Deep time: from the complexity of the concept, to the implementation and assess...

Marques, Luis; Monteiro, Graça; Morgado, Margarida; Rebelo, Dorinda; Bonito, Jorge; Medina, Jorge; Martins, Luísa

This paper, with its roots from an earth science education research project, is divided in three parts: (i) guidelines of the project and a short reflection about the nature of time with educational implications; (ii) results of the implementation and assessment of new curriculum materials for 12/13 and 17/18 year olds; (iii) final considerations, mainly related to citizenship.


La naturaleza del tiempo y su complejidad: El caso del tiempo geológico - Impli...

Bonito, Jorge; Medina, Jorge; Morgado, Margarida; Rebelo, Dorinda; Monteiro, Graça; Martins, Luísa; Marques, Luís

En este artículo pretendemos hacer una reflexión sobre el complejo concepto de tiempo, en sus vertientes filosófica y científica, de esta manera reconocemos la consecuente necesidad de profundizar en la investigación en el ámbito de la enseñanza y del aprendizaje de esta temática. Partiendo de cuatro ángulos de análisis: el primero mediante un abordaje de las sucesivas posiciones filosóficas y científicas sobre...


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