The current investigation proposes to analyse the relationship between learning, from the appropriation students’ make of the different ways of learning and studying, and their willingness to be involved in life- long learning (LL) activities. The theoretical rationale is inscribed in the Biggs’ Theory (1987), concern- ing the student’s approach to learning, and under the guiding principle of LL. The concept of...
Este artigo aborda a sala de aula virtual enquanto espaço intencionalmente concebido com o objetivo de promover experiências de aprendizagem relevantes. Centramo-nos nas dimensões pedagógicas integradas e mobilizadas neste espaço, nomeadamente informativa, prática, comunicativa, tutorial e de avaliação, de forma a estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática de um docente do ensino superior. Os dados apres...
As exigências do mercado global e a assombrosa evolução tecnológica que produzem mudanças contínuas obrigam-nos a preparar os estudantes para um presente/futuro que se prevê incerto, onde a informação abunda, as ligações em rede estabelecem cada vez mais conexões e onde o ato de aprender é uma constante e ocorre num continuum. Na realidade, o mundo globalizado em que hoje vivemos originou uma ‘nova sociedade’ c...
Em tempos de profundas mudanças e da vertiginosa evolução das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) deparamo- -nos com a necessidade de (re)pensar os processos de ensino-aprendizagem no ensino superior (Moreira, 2012). Muitos professores, com o intuito de renovar esses processos têm procurado recorrer a objetos de aprendizagem responsivos e e!cazes, no entanto, quer por razões pedagógicas, tecnológic...
Este texto aborda a incorporação da tecnologia através da adoção de modalidades mistas (blended) no ensino superior. Questionámos docentes da Universidade do Porto acerca das suas motivações para o recurso ao b-learning, as facilidades e as dificuldades encontradas e qual o possível impacto das tecnologias nas suas práticas. Para apoiar a reflexão que pretendemos suscitar, apresentamos dados recolhidos através ...
O presente artigo visa essencialmente descrever a experiência dos autores relativamente ao impacto que a utilização dos sistemas de gestão de aprendizagem, comummente conhecidas como plataformas de aprendizagem, poderão ter na mudança de paradigma pedagógico. Ao longo do trabalho, que desenvolveram no ano lectivo de 2008/2009, os autores tiveram a possibilidade de comprovar que a criação de espaços e de comunid...
Dissertação de Mestrado em Educação Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |