Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Intelligence, age and schooling : data from Battery of Reasoning Tests (BRT-5)

Primi, Ricardo; Couto, Gleiber; Almeida, Leandro S.; Guisande, M. Adelina; Miguel, Fabiano Koich

Intelligence is commonly divided into two distinctive areas: fluid intelligence (Gf), which is understood as the skill of reasoning or intelligence as a process, and crystallized intelligence (Gc) that involves skills that are more related to learning and experience (knowledge-based skills). The objective of the present work was to investigate the effects that schooling and age exert on fluid and crystallized i...


Escala fatorial de socialização: versão reduzida: seleção de itens e propriedad...

Nunes,Maiana Farias Oliveira; Muniz,Monalisa; Nunes,Carlos Henrique Sancineto da Silva; Primi,Ricardo; Miguel,Fabiano Koich

O objetivo desse estudo foi selecionar itens da Escala Fatorial de Socialização (EFS) para a obtenção de uma versão reduzida, que mantivesse propriedades psicométricas adequadas. Baseou-se em uma amostra de 1.100 sujeitos. Para a seleção de itens, realizou-se análise qualitativa, buscando aqueles sem conteúdo clínico explícito e uma análise quantitativa, pelo modelo de Rasch. Tais critérios permitiram reduzir a...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Análise do funcionamento diferencial dos itens do Exame Nacional do Estudante (...

Primi,Ricardo; Carvalho,Lucas Francisco de; Miguel,Fabiano Koich; Silva,Marjorie Cristina Rocha da

Parte do Sistema Nacional de Avaliação das Instituições de Educação Superior considera o desempenho dos estudantes por meio do ENADE. Neste artigo efetuou-se uma análise dos itens da prova do ENADE de psicologia aplicada em 2006 tentando-se detectar itens com funcionamento diferencial (DIF), isto é, itens com problema de equivalência ao medir ingressantes e concluintes e estudantes de instituições públicas e pr...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Comparação entre dois sistemas de pontuação para o teste informatizado de perce...

Bueno,José Maurício Haas; Miguel,Fabiano Koich; Primo,Ricardo; Muniz,Monalisa; Couto,Gleiber; Noronha,Ana Paula Porto

Este trabalho teve o objetivo principal de comparar dois sistemas de atribuição de pontos às respostas de sujeitos no Teste Informatizado de Percepção de Emoções: concordância com o consenso e concordância com critérios definidos por especialistas, com base na teoria relacionada à inteligência emocional e na teoria de resposta ao item. Participaram do estudo 55 sujeitos de ambos os sexos, de 18 a 74 anos, cujos...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data




Tipo de Documento



Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia