Encontrados 12 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data


A diáspora transnacional cabo-verdiana e o papel da música no Kova M: um estudo...

Miguel, Ana Flávia

A partir dos anos 60 do século XX, ainda durante o período colonial português, verificou-se um surto migratório de cabo-verdianos para Portugal e esta tendência prolongou-se após a independência de Cabo Verde em 1975. O bairro do Alto da Cova da Moura, “Kova M”, é um bairro de acolhimento de imigrantes provenientes das ex-colónias portuguesas em África, situado no distrito de Lisboa. Nesta comunicação, a partir...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB


Che Cosa è? Uma experiência de trabalho de campo, com o grupo de Kola San Jon d...

Miguel, Ana Flávia

O Oceano Atlântico foi durante séculos palco de caminhos que, numa cadeia de ligação entre o continente africano, americano e europeu originou redes de relacionamento diferenciadas com significados evidentes ao nível da cultura. Cabo Verde é o exemplo de um país cuja dinâmica migratória se insere nesta teia de significados criados no vai e vem entre o país de origem e os espaços de acolhimento, de entre os quai...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Resenha - O'Connell, John Morgan; Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Music and Co...

Miguel, Ana Flávia

“Music and Conflict” é um livro que analisa, do ponto de vista etnomusicológico, o papel da música na compreensão do conflito e na sua resolução. Editado pelos conceituados etnomusicólogos John Morgan O’Connell, leitor de Etnomusicologia e diretor do Programa de Pós-Graduação em Etnomusicologia da Universidade de Cardiff (País de Gales), e por Salwa El-Shawan Castelo-Branco, professora de Etnomusicologia e pres...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Quatro estudos de caso sobre a música e a identidade em Portugal, Cabo Verde, M...

Miguel, Ana Flávia; Castro, Maria Isabel Ribeiro de; Lanna, Flávia Duarte; Duarte, Alexsander Jorge

A construção de identidades é um processo que manifesta uma forma de estar no mundo em permanente movimento. Este movimento de pessoas entre o rural e o urbano ou entre o local de origem e o local de acolhimento estabelece e define a autenticidade do universo musical com a “música que nos torna diferentes das outras pessoas” (Stokes, 1994). A partir do triângulo Portugal, África, Brasil, procuraremos abordar os...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Bridge of love: knowledge and sound ecologies in the Atlantic ocean

Miguel, Ana Flávia

The Lisbon neighborhood of Alto da Cova da Moura is an immigrant community consisting mainly of Africans from former Portuguese colonies. Referred to by residents as, “Kova M”, it is home to the performative practices of the Kola San Jon. This performative practice from Cape Verde assembles music, dance, voice and artifacts with a distinctly religious flavor. The religious devotion to St. John Baptist is illus...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Kola San Jon, música, dança e identidades cabo-verdianas

Miguel, Ana Flávia

Esta investigação analisa a prática performativa cabo-verdiana Kola San Jon e o seu lugar na diáspora em Portugal. A partir de trabalho de campo multisituado desenvolvido no Bairro do Alto da Cova da Moura, Amadora, Portugal, bem como no país de origem ilha de Santo Antão e ilha de S. Vicente, Cabo Verde, a dissertação procura mostrar como o Kola San Jon semeia pontes identitárias com Cabo Verde assim como, a p...


Kola San Jon, música, dança e identidades Cabo-Verdianas

Miguel, Ana Flávia

Esta investigação analisa a prática performativa cabo-verdiana Kola San Jon e o seu lugar na diáspora em Portugal. A partir de trabalho de campo multi-situado desenvolvido no Bairro do Alto da Cova da Moura, Amadora, Portugal,bem como no país de origem ilha de Santo Antão e ilha de S. Vicente, Cabo Verde, a dissertação procura mostrar como o Kola San Jon semeia pontes identitárias com Cabo Verde assim como, a p...

Data: 2010   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

A magia da dialogia: o Kola San Jon no Kova M

Miguel, Ana Flávia; Meersschaert, Godelieve; Delgado, Eunice; Rosário, António

O conceito de dialogia tem ocupado um lugar complexo e multi-situado nos estudos antropológicos e etnomusicológicos. No discurso académico, monológico por definição, o investigador disputa um diálogo solitário entre o trabalho de campo e a escrita, entre o seu universo de estudo e outros universos de estudo ao convocar outros teóricos. Este trabalho já é, em si, dialógico no sentido em que diferentes discursos ...

Data: 2010   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

12 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor








Data






Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia