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A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégi...

Mestre, Célia; Agrupamento de Escolas Romeu Correia, Almada; Unidade de Investigação do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Neste artigo apresenta-se um estudo inserido numa investigação mais ampla de implementação de uma experiência de ensino em que se pretende desenvolver o pensamento algébrico de alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade. O objectivo deste artigo é analisar como a exploração de estratégias de cálculo a partir de expressões numéricas particulares pode contribuir para a mobilização da capacidade de generalizaç...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

A exploração de tarefas matemáticas para o desenvolvimento do pensamento algébr...

Mestre, Célia; Oliveira, Hélia

Este texto apresenta a exploração de uma tarefa em aula, enquadrada numa prática de ensino-aprendizagem exploratório. Insere-se num estudo de implementação de uma experiência de ensino com o objetivo de promover o desenvolvimento do pensamento algébrico com alunos do 4.º ano. Em particular, este texto analisa a forma como a professora/investigadora conduziu os momentos de discussão da tarefa e de sistematização...


From quasi-variable thinking to algebraic thinking: A study with grade 4 students

Mestre, Célia; Oliveira, Hélia

This communication presents a study that is part of a broader teaching experiment research that focus on the development students’ algebraic thinking in one grade 4 class. The particular goal of this communication is to analyze students’ algebraic thinking when they explore numerical equalities with two unknown quantities. Data collection focuses on the students’ work on one task in the classroom, and is based ...


A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégi...

Mestre, Célia; Oliveira, Hélia

Neste artigo apresenta-se um estudo inserido numa investigação mais ampla de implementação de uma experiência de ensino em que se pretende desenvolver o pensamento algébrico de alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade. O objectivo deste artigo é analisar como a exploração de estratégias de cálculo a partir de expressões numéricas particulares pode contribuir para a mobilização da capacidade de generalizaç...


A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégi...

Mestre, Célia; Oliveira, Hélia

Neste artigo apresenta-se um estudo inserido numa investigação mais ampla de implementação de uma experiência de ensino em que se pretende desenvolver o pensamento algébrico de alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade. O objectivo deste artigo é analisar como a exploração de estratégias de cálculo a partir de expressões numéricas particulares pode contribuir para a mobilização da capacidade de generalizaç...


Compensação e variação: Um estudo sobre o pensamento relacional de alunos do 4....

Mestre, Célia; Oliveira, Hélia

Nesta comunicação apresenta-se um estudo inserido numa investigação mais ampla de implementação de uma experiência de ensino em que se pretende desenvolver o pensamento algébrico de alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade. O objectivo particular deste artigo é analisar o pensamento relacional evidenciado pelos alunos em tarefas que exploram igualdades numéricas com duas variáveis. A recolha de dados inci...


Generalizar estratégias de cálculo: Um estudo sobre o pensamento relacional de ...

Mestre, Célia; Oliveira, Hélia

Nesta comunicação apresenta-se um estudo que integra uma investigação mais ampla em que se pretende desenvolver o pensamento algébrico de alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade, através da realização de uma experiência de ensino. O objectivo desta comunicação é analisar como a exploração de estratégias de cálculo a partir de expressões numéricas particulares pode contribuir para a mobilização da capacid...


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