O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do pH do meio de cultivo na eficiência simbiótica de estirpes de Rhizobium, em solo com e sem calagem. Foram realizados experimentos em casa de vegetação, com e sem calagem, e no campo, apenas com calagem. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com quatro repetições, e os tratamentos foram cinco estirpes de Rhizobium (UFLA 02-100, UFLA 02-68, ...
A ciclagem de nutrientes está relacionada com a capacidade de absorção das diferentes espécies de plantas de cobertura. Já as velocidades de decomposição e liberação de nutrientes, das palhadas produzidas pelas mesmas, têm com fator principal a relação C/N, com diferença marcante entre gramíneas e leguminosas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de matéria seca, teor, acúmulo, decomp...
O presente trabalho objetivou avaliar a resposta de Phaseolus vulgaris (L.) cv. 'Talismã' à inoculação com quatro cepas isoladas da região da Amazônia, UFLA 02-100, UFLA 02-127, UFLA 02-86 e UFLA 02-68, comparadas à cepa CIAT-899 (SEMIA4077), autorizada pelo MAPA como inoculante para cultura do feijoeiro. O experimento foi conduzido em campo na Universidade Federal de Lavras, utilizando-se o delineamento experi...
A avaliação do coeficiente de variação (CV) como medida da precisão dos experimentos tem sido feita com diversas culturas, espécies animais e forrageiras por meio de trabalhos sugerindo faixas de classificação dos valores, considerando-se a média, o desvio padrão e a distribuição dos valores de CV das diversas variáveis respostas envolvidas nos experimentos. Neste trabalho, objetivouse estudar a distribuição do...
Com o objetivo de avaliar, a campo, a resposta do feijoeiro a doses de nitrogênio por ocasião da semeadura e em cobertura, foram conduzidos dois experimentos (plantio direto e convencional), na safra das águas 2004/05. O delineamento estatístico foi em blocos casualizados com três repetições e esquema fatorial 4x4, envolvendo 4 doses de N no plantio (0, 40, 80 e 120 kg.ha-1) e 4 doses de N em cobertura (0, 40, ...
Objetivou-se, neste trabalho, avaliar doses de enxofre aplicadas via foliar no acúmulo de nutrientes na planta e na produtividade da soja. O ensaio foi constituído por 7 tratamentos sendo utilizado o produto S300(S=26%, densidade=1,16) nas dosagens 1,0; 2,0 e 3,0 l.ha-1 e S800 (S=56%, densidade=1,43) com doses 0,5; 1,0 e 1,5 l.ha-1 e um tratamento controle, sendo todas as aplicações realizadas em R3. As parcela...
Com o objetivo de avaliar o comportamento agronômico de cultivares alternativas de feijoeiro na região Norte de Minas Gerais, ajustando as melhores populações de plantas para o seu cultivo irrigado, foram conduzidos dois experimentos de campo na safra do inverno-primavera de 2007, nas estações experimentais da EPAMIG em Jaíba e Mocambinho. Empregou-se o delineamento em blocos casualizados com três repetições, e...
Este experimento foi conduzido no campus II do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) em Patos de Minas, MG, durante o ano de 2005, e objetivou-se avaliar o rendimento do feijoeiro comum-cultivar Talismã submetida a diferentes níveis de reposição da água de irrigação, determinar a lâmina ótima econômica e a época de suspensão da irrigação para a cultura. Os tratamentos constaram de 5 níveis de reposiçã...
Objetivou-se, nesse trabalho, determinar os efeitos de doses e formas de aplicação de selênio na forma de selenito de sódio na produtividade e características agronômicas da soja [Glycine max (L) Merrill]. Utilizou-se um delineamento experimental em blocos ao acaso, com um esquema fatorial de 4x3 +(1) compreendendo 4 doses de selênio (0,5; 1,0; 1,5; 2,0kg ha-1), três formas de aplicação (solo, foliar e solo + f...
O aumento das IST’s, da gravidez indesejada e de outros riscos ligados à actividade sexual, faz com que os jovens sejam considerados um grupo de intervenção prioritário em termos de saúde sexual e reprodutiva. A educação sexual tem como objectivo fundamental formar, desenvolver atitudes e competências nos jovens, permitindo que estes se sintam informados e seguros nas suas escolhas (GTES, 2005; 2007; 2007a). Es...
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