Encontrados 75 documentos, a visualizar página 1 de 8

Ordenado por Data

Reflexão sobre a formação dos alunos da Licenciatura em Educação Básica e o im...

Gonçalves, Adorinda; Rodrigues, Maria José

Sendo o processo de formação de professores bastante complexo, e atendendo à experiência de várias décadas e à investigação educacional, consideramos que esta formação não se pode reduzir à sua dimensão académica, mas tem de integrar uma componente prática e reflexiva. Neste sentido, esta comunicação tem como principal propósito refletir sobre o novo modelo de formação de professores, oferecida na Escola Superi...

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

As vozes das professoras de educação infantil sobre a importância da formação c...

Rodrigues, Maria José; Manzke, Vítor; Castanheira, Manuel Luís Pinto; Manzke, Gabriela

A investigação em educação tem dado enfâse à formação docente, neste âmbito consideramos que a formação continuada, em geral, e a formação dos professores da educação infantil (designação atribuída no Brasil aos educadores de infância), em particular, assume, também, importância no domínio da investigação. Em nosso entender a formação continuada é extremamente importante para alterar as práticas didático-pedagó...

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Perfil profissional dos professores e processo de ensino/aprendizagem de Biolog...

Medeiros, Francisca; Rodrigues, Maria José; Cavalcante, Cícero

O ensino de ciências possui um papel fundamental para a sociedade moderna e o professor deve ser capaz de se atualizar, frente a uma grande quantidade de informações produzidas diariamente, e possuir características que lhe permitam trabalhar as competências dos seus alunos. Esta pesquisa teve como objetivos delinear o perfil profissional dos professores de Biologia e caracterizar as suas práticas pedagógicas....

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

A educação ambiental no contexto pré-escolar: o caso das escolas municipais de ...

Rodrigues, Maria José; Manzke, Vítor

Este estudo enquadra-se num trabalho mais amplo desenvolvido no âmbito do Estágio Pós-doutoral, realizado no Instituto Federal Sul Rio-Grandense, cuja finalidade foi desenvolver um projeto de investigação que permitisse averiguar de que forma as orientações politicas para a educação de infância, no Brasil, abordam as questões da educação ambiental em geral e como componente integrante das ciências em particular...

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Brochura "Despertar para a ciência - atividades dos 3 aos 6": perceção de um gr...

Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques

A formação continuada constitui um eixo fundamental para o desenvolvimento profissional dos docentes e tem ocupado lugar de destaque na investigação em educação. O presente estudo foi realizado com um grupo de 20 educadoras de infância, de um Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal, que se encontrava a frequentar a oficina de formação “Despertar para a Ciência - Atividades dos 3 aos 6 - Formação de Educador...

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Equidade, recursos humanos e clima laboral: academia e responsabilidade social

Dias, Nuno; Vasconcelos, Bruno; Rodrigues, Maria José

Data: 2013   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Projeto "Barómetro de pessoas que se encontram em situação vulnerável"

Castro, Alexandra; Vasconcelos, Bruno; Rodrigues, Maria José

Data: 2013   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Práticas de indexação na Imprensa

Rodrigues, Maria José da Cruz

Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e da Documentação ; A presente dissertação de Mestrado em Ciências da Informação e Documentação, intitulada “Práticas de Indexação na Imprensa” pretende mostrar de que forma a Ciência da Informação contribui na ação das Ciências da Comunicação no que diz respeito à utilizaç...


A educação não-escolar no quotidiano das crianças: o contributo da atividade lú...

Freire-Ribeiro, Ilda; Rodrigues, Maria José; Castanheira, Manuel Luís Pinto

A escola e a educação que nela se faz, considerada formal, tem revelado grande protagonismo na socialização do indivíduo. Malgrado este cenário assiste-se a uma necessidade de encontrar outros espaços e contextos que favoreçam o processo de aprendizagem social bem como a construção plena da individualidade de cada um. Estes contextos proporcionam múltiplas aprendizagens que diferem da escolar e que se tornam im...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Interações entre pais e filhos: o lugar do lúdico

Rodrigues, Maria José; Freire-Ribeiro, Ilda; Castanheira, Manuel Luís Pinto

A atividade lúdica potencia o são e harmonioso desenvolvimento da criança, explora aspetos da realidade sociocultural e étnica, questiona papéis sociais e regras, reinventa situações reais. Algumas pesquisas têm mostrado que as interações sociais entre o adulto e as crianças são de extrema relevância no crescimento infantil. A família é um dos grandes protagonistas neste processo de desenvolvimento. Ora a educ...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

75 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento








Recurso








Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia