Encontrados 27 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

The main benefits associated with health and safety management systems certific...

Santos, Gilberto; Barros, Síria; Mendes, Fátima; Lopes, Nuno

The purpose of this study is to characterize how Portuguese Small and Medium Enterprises (SMEs) view the Occupational Health and Safety Management Systems (OHSMSs) certification process, after receiving the Quality Management System (QMS) certification. References were based on the ISO 9001 standard for a QMS and OHSAS 18001 for OHSMS. The method used to evaluate the implemented systems, was by form of question...

Data: 2013   |   Origem: CiencIPCA

A aprendizagem da divisão: um olhar sobre os procedimentos usados pelos alunos

Mendes, Fátima

Este artigo apresenta e discute alguns aspetos sobre a aprendizagem da divisão com números naturais, focando-se nos procedimentos usados por alunos de uma turma do 3.º ano na resolução de tarefas de divisão. Os resultados apresentados fazem parte de uma investigação mais abrangente que teve como finalidade a compreensão do modo como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de desenvo...


Flexible calculation: key ideas from students' solutions

Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

Evolution of students' mathematical procedures to solve division tasks

Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

A aprendizagem da divisão: um olhar sobre os procedimentos usados pelos alunos

Mendes, Fátima

Este artigo apresenta e discute alguns aspetos sobre a aprendizagem da divisão com números naturais, focando-se nos procedimentos usados por alunos de uma turma do 3.º ano na resolução de tarefas de divisão. Os resultados apresentados fazem parte de uma investigação mais abrangente que teve como finalidade a compreensão do modo como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de desenvo...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

A evolução dos procedimentos usados pelos alunos: contributo de uma experiência...

Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia

Este artigo apresenta e discute alguns resultados sobre a evolução dos procedimentos de cálculo usados por alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade, na resolução de tarefas de multiplicação. Estes resultados integram um estudo mais abrangente que teve como propósito a compreensão do modo como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número, no â...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

A animação sociocultural e o turismo sénior”: um estudo efetuado na fundação IN...

Mendes, Fátima Geraldine Gomes

Sendo o envelhecimento um processo natural e irreversível é fundamental que o sénior encare esta fase da sua vida como mais um ciclo e consiga viver com as transformações que ocorrem, quer a nível físico, como psíquico e social. Logo a velhice não tem de estar terminada à ausência de saúde, à dependência, à solidão. É importante que o sénior adopte um estilo de vida ativo e autónomo de forma a usufruir de quali...

Data: 2012   |   Origem: Repositório da UTAD

3rd year pupils' procedures to solve multiplication tasks

Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia

Comunicação apresentada em 12th International Congress on Mathematical Education, Seoul, Korea, 8-15 July 2012

Data: 2012   |   Origem: Repositório Comum

Certification and integration of management systems: the experience of Portugue...

Santos, Gilberto; Mendes, Fátima; Barbosa, Joaquim

The purpose of this study was to characterize the situation of Portuguese Small and Medium Enterprises (SMEs) concerning the certification of their Quality Management Systems (QMS), Environmental Management Systems (EMS) and Occupational Health and Safety Management Systems (OHSMS), in their individually form, to identify benefits, drawbacks and difficulties associated with the certification process and to char...

Data: 2011   |   Origem: CiencIPCA

Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de mu...

Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia

Apresentamos e discutimos resultados preliminares relativos à caracterização e evolução dos procedimentos de alunos do 3.º ano quando resolvem tarefas de multiplicação. Estes inserem-se numa investigação que pretende compreender como os alunos desenvolvem o sentido de número, nos aspetos associados à multiplicação, no âmbito de uma trajetória de aprendizagem. A análise das produções dos alunos e episódios relat...


27 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data










Tipo de Documento






Recurso







Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia