O termo “interação” tem sido usado frequentemente na educação a distância e é identificado como elemento chave na aprendizagem e satisfação neste campo. A interação pode ser vista sobre diferentes perspetivas, mas aquela que é levada a cabo aqui prende-se com a interação como uma troca instrucional entre quatro elementos: estudante-conteúdo, estudante-docente, estudante-estudante (Moore, 1989) e estudante-inter...
No Brasil, vislumbra-se que uns dos desafios postos aos Modelos Pedagógicos de Educação a Distância no ensino superior, é transcender do discurso de Modelos com potencialidades voltadas à interação e à colaboração pedagógica virtuais para a prática cotidiana de quem a consolida. Essa configuração que caracteriza a EaD online tem sido indicada com potenciais para alterar as formas de Educação. Nesta pesquisa, ob...
O livro de atas do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, realizado em Lisboa em dezembro de 2013, reúne um vasto conjunto de comunicações apresentadas no evento e que se distribuem por 10 grandes temas a saber: EaD e Políticas educativas; Boas Práticas em Educação Online; Modelos e Processos Pedagógicos em Educação online; Web 2.0 e tecnologias emergentes; Pedagogias emergentes (PLEs...
As extraordinárias mudanças económicas, sociais e culturais associadas ao desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação não podem deixar de ser também atuantes nas Universidades e no Ensino Superior em geral nomeadamente pela emergência da Educação Online nas suas diversas cambiantes. Neste artigo descrevemos o processo de virtualização da Universidade Aberta (Portugal) que passou de ser uma Un...
This document present the Pedagogical Model for Distance Education in the case of Universidade Aberta of Portugal. It describes the principles and actions for the fully virtualization of the organization and for the learning process.
Adoptando a definição de modelo pedagógico como uma construção que procura representar as situações educativas, assume-se a necessidade de traçar um quadro de actuação pedagógica coerente com os novos desenvolvimentos no ensino a distância, no contexto da missão estratégica da instituição e da reafirmação da sua identidade. Nesta perspectiva, este documento explicita um modelo pedagógico entendido como um quadr...
São ainda escassos os relatos de experiências de E-Formação quer por parte de Formadores, quer por parte de Formandos e tais relatos seriam certamente úteis a todos os que se iniciam neste novo mundo da Formação. Neste artigo procuramos dar conta de alguns dos princípios pedagógicos que têm orientado diversas edições de um curso de Formação de E-Formadores oferecido pela Universidade Aberta desde 2001. Destacam...
Centro de Estudos em Educação e Inovação. Departamento de Ciências da Educação. Universidade Aberta
Centro de Estudos em Educação e Inovação. Departamento de Ciências da Educação. Universidade Aberta
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |