Encontrados 81 documentos, a visualizar página 1 de 9

Ordenado por Data

Infecção congénita pelo Citomegalovirus – avaliação de um novo método de rastreio

Almeida, Sofia; Gouveia, Paula; Jorge, Arminda; Mendes, António; Duarte, Célia; Faria, Nélia; Paixão, Paulo

Introdução: O vírus citomegálico humano é considerado o primeiro agente de infecção congénita nos países desenvolvidos, afectando cerca de 0,2 a 2% de todos os recém-nascidos. Das crianças infectadas, 12,7% são sintomáticas ao nascimento e 13,5% das assintomáticas irão desenvolver sequelas durante os primeiros anos de vida, de acordo com uma meta-análise recente.

Data: 2014   |   Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

Infecção congénita por Citomegalovirus. Prevalência numa população da Beira Int...

Almeida, Sofia; Gouveia, Paula; Jorge, Arminda; Mendes, António; Duarte, Célia; Faria, Nélia; Paixão, Paulo

Introdução: O vírus citomegálico humano (CMV) é considerado o primeiro agente de infecção congénita nos países desenvolvidos, afectando cerca de 0,2 a 2% de todos os recém-nascidos. Das crianças infectadas, 10-15% são sintomáticas ao nascimento e das assintomáticas cerca de 13,5% poderão desenvolver sequelas durante os primeiros anos de vida. O objectivo deste estudo é a determinação da prevalência da infecção ...

Data: 2014   |   Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

LIMA, Licínio C. (2011). Administração Escolar: Estudos. Porto: Porto Editora.

Torres, Leonor Lima; Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal

Data: 2013   |   Origem: Revista Portuguesa de Educação

As abordagens às aprendizagens em cenários definidos a partir de teorema da equ...

Cabral, Pedro Barbosa; Mendes, António Quintas

O termo “interação” tem sido usado frequentemente na educação a distância e é identificado como elemento chave na aprendizagem e satisfação neste campo. A interação pode ser vista sobre diferentes perspetivas, mas aquela que é levada a cabo aqui prende-se com a interação como uma troca instrucional entre quatro elementos: estudante-conteúdo, estudante-docente, estudante-estudante (Moore, 1989) e estudante-inter...


Modelos pedagógicos de ensino superior a distância

Rosa, Selma dos Santos; Angotti, José André Peres; Mendes, António Quintas

No Brasil, vislumbra-se que uns dos desafios postos aos Modelos Pedagógicos de Educação a Distância no ensino superior, é transcender do discurso de Modelos com potencialidades voltadas à interação e à colaboração pedagógica virtuais para a prática cotidiana de quem a consolida. Essa configuração que caracteriza a EaD online tem sido indicada com potenciais para alterar as formas de Educação. Nesta pesquisa, ob...


III Colóquio luso-brasileiro de educação a distância e elearning

Amante, Lúcia; Mendes, António Quintas; Barros, Daniela Melaré Vieira; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Spilker, Maria João

O livro de atas do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, realizado em Lisboa em dezembro de 2013, reúne um vasto conjunto de comunicações apresentadas no evento e que se distribuem por 10 grandes temas a saber: EaD e Políticas educativas; Boas Práticas em Educação Online; Modelos e Processos Pedagógicos em Educação online; Web 2.0 e tecnologias emergentes; Pedagogias emergentes (PLEs...


Educação online no ensino superior : um programa de doutoramento em Educação a ...

Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina

As extraordinárias mudanças económicas, sociais e culturais associadas ao desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação não podem deixar de ser também atuantes nas Universidades e no Ensino Superior em geral nomeadamente pela emergência da Educação Online nas suas diversas cambiantes. Neste artigo descrevemos o processo de virtualização da Universidade Aberta (Portugal) que passou de ser uma Un...


Proposta de um sistema de CI para o ciclo de I&D : suporte à decisão para empre...

Mendes, António Jorge Sousa

Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação ; A valorização de resultados de investigação e desenvolvimento (I&D) passa cada vez mais por combinar investigação com empreendedorismo e criação de empresas de base tecnológica. As escolas de gestão partilham a ideia de que é fundamental a análise da envolvente como um factor crítico para o sucesso de uma iniciativa empresarial. É proposto e validado junto dos pra...

Data: 2012   |   Origem: Repositório da UTL

Estudo técnico-económico de uma unidade de co-compostagem de lamas de ETAR

Mendes, António Francisco Trancoso

Estágio realizado na Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, S.A. e orientado pelo Eng.ª Ana Cláudia Rodrigues de Sousa ; Tese de mestrado integrado. Engenharia do Ambiente. Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. 2009


Ruído ocupacional em ambiente industrial

Mendes, António Francisco Trancoso

Tese de mestrado. Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais. Universidade do Porto. Faculdade de Engenharia. 2011


81 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento











Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia