Encontrados 15 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Pedagogia para a autonomia no ensino superior: inquietações, (re)flexões e pact...

Melão, Dulce

Numa sociedade marcada pela omnipresença dos Media, os cidadãos são crescentemente convocados a participar em exercícios de cidadania plasmados pela pluralidade. No ensino superior, os estudantes são chamados em permanência a participar ativamente em tal (r)evolução, mormente através do trabalho autónomo e colaborativo que realizam, exigindo-lhes uma mobilização de literacias múltiplas. Neste sentido, será cada...


Representações literárias da educação formal e informal: possibilidades e inaca...

Melão, Dulce

Atualmente as práticas educativas no âmbito da educação formal e informal têm sido objeto de particular atenção por parte da academia, tendo vindo a ser destacada a relevância das segundas para complementar/questionar as primeiras, num processo reflexivo potencialmente gerador de conhecimento. As representações literárias da educação formal e informal, na medida em que nos oferecem uma tela privilegiada para la...


O desenvolvimento do Processo de Bolonha e a (re)construção da(s) literacia(s) ...

Melão, Dulce

No ensino superior em geral, e no âmbito do ensino politécnico em particular, debatemo-nos hoje com múltiplos e renovados desafios que se alimentam hodiernamente da necessidade de realizar práticas educativas que configurem a miríade de literacias exigidas no âmbito de uma cidadania ativa. Nesse sentido, os itinerários de trabalho autónomo e colaborativo que traçamos com/para os estudantes merece particular ate...


Contributo dos blogues de ciência para a construção da literacia científica cív...

Malho, Arminda; Universidade de Aveiro; Melão, Dulce; Universidade de Aveiro; Pereira, Isabel; Universidade de Aveiro

Numa sociedade marcada pela superabundância de informação que exige, cada vez mais, o posicionamento crítico dos cidadãos, os blogues de ciência constituem um dos modos de interação possível para o debate de tópicos com relevância para um exercício de cidadania responsável, podendo promover a literacia científica c&ia...

Data: 2013   |   Origem: Internet Latent Corpus Journal

Contributo dos blogues de ciência para a construção da literacia científica cív...

Malho, Arminda; Melão, Dulce; Pereira, Isabel

Numa sociedade marcada pela superabundância de informação que exige, cada vez mais, o posicionamento crítico dos cidadãos, os blogues de ciência constituem um dos modos de interação possível para o debate de tópicos com relevância para um exercício de cidadania responsável, podendo promover a literacia científica cívica. Assim, neste artigo, tendo como referencial metodológico um estudo de caso respeitante à an...


Representações sobre a leitura e sua influência em práticas educativas. Um estu...

Melão, Dulce

Na sociedade atual, os cidadãos são diariamente confrontados com a omnipresença considerável de informação, exigindo um posicionamento crítico promotor de um exercício de cidadania ativo e responsável. Responder a este desafio crescente é uma das responsabilidades dos futuros profissionais de Educação por várias razões: 1) pelo seu papel privilegiado na mediação da relação do leitor com os textos (Azevedo, 200...


As repercussões das Metas Curriculares nos manuais escolares de Português do En...

Balula, João Paulo Rodrigues; Matos, Isabel Aires de; Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Amante, Susana; Castelo, Adelina

Os últimos anos têm sido marcados por contínuas e rápidas alterações ao nível das orientações curriculares do Português do Ensino Básico. Na sequência destas alterações, tem sido feito um grande esforço para produzir materiais didáticos que acompanhem a evolução ocorrida. Considerando que o ciclo de vida dos manuais escolares, um recurso didático com grande importância quer para os professores, quer para os alu...


“Só me conheço como sinfonia” – educar para a alteridade na sociedade do conhec...

Melão, Dulce; Helena

Na propalada sociedade do conhecimento, a Escola é hoje confrontada com os desafios da era da informação consumida, sobretudo, através dos múltiplos ecrãs a partir dos quais lemos o mundo globalizado. Neste contexto, o papel dos profissionais de Educação tem vindo a redimensionar-se, ganhando maior relevo a sua mediação e promoção de práticas educativas para a alteridade, de modo a acolher a diversidade linguís...


Acesso à informação: perceções e práticas no Ensino Superior na era da globaliz...

Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce Helena; Balula, João Paulo Rodrigues

Um dos múltiplos desafios alimentados pela sociedade globalizada tem sido a permanente (re)conceptualização do conceito de literacia, ditada por uma (r)evolução digital que tem transformado a interação dos cidadãos com a informação. Tal mudança tem-se repercutido na arena educativa, convocando uma reflexão ampla sobre o modo adequado de resposta a tal desafio. Os estudantes do Ensino Superior, pela especificida...


Literacia científica, poesia e cidadania: diálogos (im)prováveis?

Melão, Dulce

A atual sociedade em rede, pautada por fluxos informacionais elevados, exige aos cidadãos competências em literacia científica fundamentais à sua participação plena na sociedade. Neste contexto, uma visão holística da construção do conhecimento institui-se como um dos objetivos fundamentais da Escola, favorecedor de um exercício de cidadania ativo e responsável. Assim, os objetivos principais deste artigo serão...


15 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento





Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia