Encontrados 9 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

UNA CONTRIBUCIÓN PARA LA EDUCACIÓN Y LA CIUDADANÍA: EL TIEMPO GEOLÓGICO

Medina, Jorge; Rebelo, Dorinda; Morgado, Margarida; McDade, Graça; Bonito, Jorge; Martins, Luísa; Marques, Luis

El tiempo geológico es un concepto muy complejo en lo que se refiere a la enseñanza y al aprendizaje de las Ciencias de la Tierra, y por eso la necesidad de insistir en el desarrollo de investigación que pueda facilitar su comprensión en el contexto educativo. Este trabajo ha sido realizado en el ámbito del proyecto “El tiempo geológico en contexto escolar: contribuciones de las percepciones de los alumnos para...


O tempo geológico na formação de professores de geociências

Morgado, Margarida; Rebelo, Dorinda; McDade, Graça Monteiro; Bonito, Jorge; Medina, Jorge; Martins, Luísa; Marques, Luís

O conceito de tempo geológico é complexo e, portanto, a sua abordagem requer uma particular atenção no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências. Fazer uma ponte entre as experiências de tempo vividas pelos alunos, onde estes convivem com escalas de tempo que incorporam diferentes dimensões e extensões, é uma tarefa desafiante e cognitivamente exigente para os professores de Geociências dos ensinos bás...


El tiempo geológico: una contribución para la ciudadanía

Medina, Jorge; Rebelo, Dorinda; Morgado, Margarida; McDade, Graça Monteiro; Bonito, Jorge; Martins, Luísa; Marques, Luís

El tiempo geológico es un concepto muy complejo en lo que se refiere a la enseñanza y al aprendizaje de las Ciencias de la Tierra, y por eso la necesidad de insistir en el desarrollo de investigación que pueda facilitar su comprensión en el contexto educativo. Este trabajo ha sido realizado en el ámbito del proyecto Deep time: contribution for citizenship, de la Universidad de Aveiro (Portugal) y busca diagnost...


O tempo geológico na formação de professores de geociências

Morgado, Margarida; Rebelo, Dorinda; McDade, Graça Monteiro; Bonito, Jorge; Medina, Jorge; Martins, Luísa; Marques, Luis

Geological time is a complex concept that requires a particular approach on educational context of geosciences as well as on teacher education. The in service training course - Geological time: from students’ ideas to the presentation and discussion of new curriculum materials for Geology teaching, intended to give useful suggestions to basic and secondary school teachers. Those suggestions came from a research...


El tiempo geológico: una contribución para la ciudadanía

Medina, Jorge; Rebelo, Dorinda; Morgado, Margarida; McDade, Graça Monteiro; Bonito, Jorge; Martins, Luisa; Marques, Luis

El tiempo geológico es un concepto muy complejo en lo que se refiere a la enseñanza y al aprendizaje de las Ciencias de la Tierra, por eso continua a ser necesario justificar la necesidad de (continuar con) insistir en el desarrollo de investigación que pueda facilitar su comprensión en el contexto educativo. Este trabajo realizado en el ámbito del proyecto Deep time: contribution for citizenship, de la Univers...


Indicadores da realização do projeto

Rebelo, Dorinda; Morgado, Margarida; McDade, Graça; Martins, Luísa; Bonito, Jorge; Medina, Jorge; Marques, Luis

Materiais curriculares para o ensino do tempo geológico. Principais publicações.


Intrumentos de recolha de informação: questionário; avaliação das estratégias i...

Morgado, Margarida; Rebelo, Dorinda; McDade, Graça; Bonito, Jorge; Medina, Jorge; Marques, Luis; Martins, Luisa

Questionário e avaliação das estratégias implementadas na lecionação da temática


O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL: DOIS ESTUDOS NO ÂMBITO DAS CI...

Bonito, Jorge; McDade, Graça Monteiro; Rebelo, Dorinda; Morgado, Margarida; Martins, Luísa; Medina, Jorge; Marques, Luis

As finalidades da Educação em Ciência colocam hoje novos desafios aos professores, nomeadamente, em relação ao contexto em que deverão mobilizar os saberes didácticos da área da especialidade e aos materiais curriculares necessários à sua integração no contexto educativo. Neste sentido, torna-se particularmente importante reflectir sobre a respectiva formação em geral, e a contínua em particular, de modo a ajud...


A IMPORTÂNCIA DO TEMPO GEOLÓGICO PERCEBIDA PELOS ALUNOS DE 12-13 ANOS: UM ESTUD...

Bonito, Jorge; Marques, Luis; Morgado, Margarida; Rebelo, Dorinda; Medina, Jorge; McDade, Graça; Martins, Luisa

A percepção do tempo é influenciada por vários factores, incluindo os de natureza afectiva. Uma pessoa organiza e interpreta, naturalmente, as suas impressões sensoriais, atribuindo-lhes significado. Compreender, adequadamente, o tempo geológico é um processo complexo, que resulta do cérebro humano estar preparado, apenas, para abranger uma determinada dimensão do tempo, consequência da duração média da vida hu...


9 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data





Tipo de Documento





Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia