O aumento significativo nas nossas escolas básicas e secundárias de crianças e jovens provenientes do estrangeiro tem vindo a solicitar, nos últimos anos, medidas urgentes relativas ao ensino do português língua não materna (PLNM) para fazer face a necessidades crescentes de uma comunidade escolar linguisticamente heterogénea que desconhece a língua portuguesa e que, por isso, não acede a saberes escolares, não...
Micromundos AIA é um projecto de investigação que pretende construir, desenvolver, implementar e avaliar, dentro da comunidade educativa, “ambientes integrados de aprendizagem” em que a tecnologia é considerada uma mais valia importante no processo ensino/aprendizagem. Fundamenta-se, pois, numa metodologia de trabalho caracterizada pela investigação/acção, já que os resultados pretendidos são obtidos no/pelo de...
Este documento pretende sistematizar de uma forma breve o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Linha de Investigação “Tecnologia, Educação e Aprendizagem” do CIPAF (Centro de Investigação Paula Frassinetti). O seu trabalho tem-se caracterizado por uma forte vertente de intervenção na mudança das práticas pedagógicas e utilização efectiva e criativa das TIC (tecnologias da informação e comunicação) no ...
As dificuldades sentidas a nível da escrita e da leitura no actual contexto escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico constituem a principal motivação do projecto AIA – Escrita Criativa e da presente reflexão. Tendo em conta o que tem sido o ensino/aprendizagem da escrita na disciplina de Português, em vários níveis escolares, tanto em termos dos curricula como das respectivas práticas na sala de aula, sentimos nec...
Com a presente reflexão pretende-se reflectir sobre o cartaz, nomeadamente o cartaz didáctico em contexto de sala de aula, tendo em vista um melhor desempenho pedagógico, nas práticas correntes de estágio da formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. O recurso ao cartaz didáctico na sala de aula, tal como muitos outros materiais de apoio, por nos parecer frequente e, por vezes, pouco consiste...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |