O presente relatório final de estágio centra-se no trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-Escolar, de instituições públicas da cidade de Viseu. Enquadra-se no decurso da formação na obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. Ao longo dos dois semestres de estágio fomo-nos deparan...
Os últimos anos têm sido marcados por contínuas e rápidas alterações ao nível das orientações curriculares do Português do Ensino Básico. Na sequência destas alterações, tem sido feito um grande esforço para produzir materiais didáticos que acompanhem a evolução ocorrida. Considerando que o ciclo de vida dos manuais escolares, um recurso didático com grande importância quer para os professores, quer para os alu...
O presente Relatório Final é constituído por duas partes: a primeira parte reflete o estágio desenvolvido na Educação Pré-Escolar, numa instituição pública do concelho de Viseu; a segunda parte relata uma investigação levada a cabo sobre o desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar. Através deste estudo pretendeu-se avaliar o desenvolvimento da linguagem oral no jardim de infância. Assim, tiv...
O presente relatório final de estágio apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de jardim de infância, tendo por finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. A Prática Pedagógica decorreu durante dois semestres, o que nos permitiu ter um conhecimento mais alargado dos interesses e necessidades de cada criança. Deste modo, surge-nos uma quest...
Os fluxos migratórios conhecidos em toda a Europa central desde o fim da II Guerra Mundial apenas tiveram verdadeira expressão no território nacional na última década do século XX. Portugal foi até então sobretudo um país de emigração. Nos números oficiais – e sabemos que neste domínio, dada a natureza do fenómeno, os números não oficiais serão com grande probabilidade significativamente...
Os textos que a seguir se publicam constituem exemplos paradigmáticos de programas pioneiros de disciplinas da área de Português. Foram seus autores o Professor Doutor Joaquim Fonseca, da Faculdade de Letras do Porto – programas de Linguística Portuguesa I e II - o Professor Doutor Aníbal Pinto de Castro, da Faculdade de Letras de Coimbra – programa de Técnicas de Análise Textual - e o Dr. José Carlos Seabra Pe...
Este artigo pretende contribuir para o debate sobre a introdução de um ensino bilingue nas escolas portuguesas, tendo como público-alvo as minorias étnicas e os luso-descendentes em situação de retorno.
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