Encontrados 17 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Turismo e eventos especiais: a festa da flor na Ilha da Madeira

Marujo, Noémi

 Em muitas sociedades, o turismo de eventos destaca-se, cada vez mais, como uma tendência promissora que gera movimento económico e social para o lugar onde se insere. Os eventos especiais, especialmente as festas e festivais, funcionam como instrumentos de promoção para a imagem de uma região como destino turístico a ser consumido. Por outro lado, é muitas vezes através deles que uma comunidade preserva a sua ...

Data: 2014   |   Origem: Tourism & Management Studies

O Desenvolvimento do Turismo na Ilha da Madeira

Marujo, Noémi

Com o desenvolvimento das tecnologias, o turismo transformou-se numa das mais importantes atividades da economia global. Ele constitui, de facto, a força vital para o desenvolvimento de muitos países, regiões ou localidades. Na Ilha da Madeira ele constitui o principal motor de desenvolvimento da atividade económica. A singularidade da ilha, associada especialmente à paisagem natural e cultural, atrai turistas ...


Turismo Cultural em Cidades Património Mundial: a importância das fontes de inf...

Marujo, Noémi; Serra, Jaime; Borges, Maria do Rosário

As cidades ‘Património Mundial’ funcionam como uma distinção simbólica para a captação de muitos turistas. Nas cidades ‘Património Mundial’ os turistas procuram, através de diferentes experiências, observar e interpretar a herança cultural do local visitado. As fontes de informação são fundamentais para a promoção de uma cidade, e exercem um papel crucial no processo de decisão da escolha de um destino. O prese...


A Sociologia do Turismo na Educação Superior em Portugal

Marujo, Noémi

O turismo exerce, cada vez mais, um papel socializador dentro de uma sociedade. Ele permite o encontro entre seres humanos de distintas culturas e contribui, em muitos casos, para as mudanças sociais e culturais de uma região ou país. Se a sociologia é a ciência que estuda os factos sociais ou a ação social, então, o turismo pode ser entendido como um fenómeno social, onde a sociologia do turismo tem como objet...


A Pesquisa em Turismo: Reflexões sobre as Abordagens Qualitativa e Quantitativa

Marujo, Noémi

Nas sociedades contemporâneas, o turismo faz parte integrante do consumo do ser humano e, portanto, é difícil imaginar um mundo sem as designadas férias, sem oportunidades para viajar para novos lugares e adquirir novas experiências sobre outras culturas e outras sociedades. Por isso, observar e analisar o fenómeno para compreendê-lo constitui um factor essencial para obter conhecimento sobre o turismo. Por out...


TURISMO CULTURAL EM CIDADES HISTÓRICAS: A CIDADE DE ÉVORA E

Marujo, Noémi; Serra, Jaime; Borges, Maria do Rosário

Os turistas viajam, cada vez mais, para observar ou consumir lugares com importância histórica. Neste desejo de consumo dos turistas estão as cidades históricas que, pela sua essência, funcionam como uma das principais atrações turísticas dos nossos dias. O turista cultural nas suas viagens às cidades históricas procura as diferenças culturais, a herança, o contacto com outras culturas. Classificada pela UNESCO...


La Geografía en las Carreras Superiores de Turismo en Portugal.

Cravidão, Fernanda; Marujo, Noémi

La actividad turística está cada vez más consolidada y los principales factores de desarrollo y globalización han sido el crecimiento del transporte, el aumento de la esperanza de vida y la escolaridad, la institucionalización de las vacaciones pagas y la movilidad social. Mientras que el principal recurso/producto es el territorio. Portugal no queda ajeno a esta dinámica; por un lado debido a su gran diversida...


Imagen y Promoción de los Destinos Turisticos en Internet: el caso de los munic...

Marujo, Noémi

Los turistas quieren conocer lugares diferentes al propio por lo cual, la imagen de un destino turístico difundida en Internet puede ser un estímulo para los potenciales viajeros. La imagen del destino en Internet no sólo despierta el interés y la curiosidad por el viaje sino que también forma parte del proceso de decisión de un turista. El presente artículo pretende identificar los elementos turísticos más val...


Turismo Cultural: Motivações e Experiências dos Turistas Brasileiros em Évora

Serra, Serra; Marujo, Noémi; Borges, Maria do Rosário

O turismo cultural baseia-se, essencialmente, na difusão do património cultural. É através do património material e imaterial que muitas sociedades procuram a vinculação com a identidade local e universal. O desenvolvimento do turismo cultural não levou apenas a um aumento da procura do consumo, mas também a uma adaptação de diversas cidades com matrizes históricas para fins turísticos.


Turismo, Turistas e Paisagem

Marujo, Noémi; Santos, Norberto

O turismo e a paisagem são dois elementos que estão intimamente ligados e particularmente ancorados no território. O turismo recorre a diversos instrumentos para vender os lugares. Todavia, a paisagem funciona como elemento central do marketing territorial. Em muitos casos, é a paisagem que seduz ou influencia o desejo dos turistas pela procura de novos lugares ou por mais procura nos destinos que visitam. Na v...


17 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor










Data




Tipo de Documento




Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia