O objecto de estudo, aqui privilegiado, centra-se nos processos de transição do ensino secundário para o superior a partir de uma realidade concreta e com especificidades próprias como as do Instituto Politécnico de Santarém (IPS). Para tal lançou-se um inquérito aos alunos do primeiro ano deste Instituto com o fim de se proceder a uma caracterização social do recrutamento e trajectórias escolares; e, em articu...
Doutoramento em Sociologia ; Os objectivos de análise que nortearam este trabalho prendem-se com o apuramento de factores explicativos sobre a variabilidade dos processos de escolarização em contextos internacionalmente alargados, como o da União Europeia, quer no que respeita à sua generalização (perspectivada em termos da certificação escolar) quer no que se refere à longevidade dos percursos escolares. Tal ...
Este artigo tem por base a identificação de padrões educacionais na Europa e tendências associadas, com recurso a uma selecção de estatísticas de comparação europeia. No sentido de completar um mosaico de configurações socioeducacionais na UE, surge como objectivo analítico complementar a leitura de indicadores que expressem, de alguma forma, as próprias condições e processos de escolarização da população nos v...
O texto apresentado assenta numa perspectiva de compreensão dos novos associativismos, através das propostas teóricas dominantes sobre os novos movimentos sociais (NMS). Tal objectivo, apesar de orientado para ilustrações do cenário nacional de acção colectiva, não escamoteia os processos de globalização implicados nestas dinâmicas e protagonismos associativos. ; The purpose of the text presented is to seek to...
A importância da dimensão escolar/educacional na constituição das sociedades actuais e, mais especificamente, na configuração das desigualdades sociais contemporâneas, tem sido um dos principais objectos de interesse da sociologia. Situando-se no quadro desta problemática, o presente artigo analisa, com base nos resultados de um inquérito recente a uma amostra representativa dos estudantes universitários portug...
O actual contexto de globalização coloca novas questões à análise das relações de classe. Clarificando o posicionamento teórico e as possibilidades operatórias da actual sociologia das classes sociais e da estratificação, o presente artigo procura dar contributos para essa análise, procedendo a um exame comparativo, no âmbito da União Europeia, de um conjunto seleccionado de indicadores de recomposição social. ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |