Encontrados 84 documentos, a visualizar página 1 de 9

Ordenado por Data

Relevância dos gráficos estatísticos nos manuais escolares da disciplina de ciê...

Jesus, Diana Sofia; Fernandes, José António; Leite, Laurinda

Neste trabalho estudam-se os gráficos estatísticos incluídos nos manuais escolares da disciplina de Ciências Físico-Químicas do 3.º ciclo do ensino básico, focado na análise do tipo e qualidade dos gráficos e no nível de compreensão requerido para a sua leitura e interpretação. Para tal recorreu-se a um total de 12 manuais escolares (quatro do 7.º ano, quatro do 8.º ano e quatro do 9.º ano). Em termos de result...


A aprendizagem das ciências baseada na resolução de problemas online : comparaç...

Leibovitz, Luísa Jesus; Leite, Laurinda; Nunes, Manuela

Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga : Universidade do Minho, 2013. ISBN : 978-989-8525-22-2" ; A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas online (ABRP online) é uma abordagem de ensino em que os alunos aprendem através da resolução de problemas, em grupo e com recurso exclusivo à Internet. Diferentes alunos apresentam diferentes preferências em term...


Conceções de alunos de 9º e 11º anos sobre protetor solar e seu modo de funcion...

Marques, Diana Raquel; Leite, Laurinda

Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga : Universidade do Minho, 2013. ISBN : 978-989-8525-22-2" ; Uma adequada educação em ciências pode contribuir para uma desejável educação para a cidadania. Para tal, os alunos deverão adquirir conhecimentos que lhes permitam agir de forma fundamentada face a assuntos socio-científicos atuais, como é o caso de questões re...


Opiniões de alunos acerca da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas : u...

Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Leite, Laurinda; Morgado, Sofia; Pinto, Esmeralda; Silva, Margarida

Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga : Universidade do Minho, 2013. ISBN : 978-989-8525-22-2" ; O Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (EOABRP) requer que o aluno assuma a responsabilidade pela construção dos seus conhecimentos a partir da resolução dos problemas. As mudanças substanciais no papel desempenhado pelo aluno, ...


A educação em ciências para a cidadania através da Aprendizagem Baseada na Reso...

Leite, Laurinda

A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) teve início na passada década de 60, em escolas de ciências da saúde, e foi-se a outras áreas, incluindo a educação em ciências. O objetivo do recurso a Ensino Orientado para a ABRP (EOABRP) é melhorar a formação científica dos cidadãos e contribuir para o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável, os quais requerem cidadãos informados, capazes de i...


A resolução de problemas socio-científicos : que competências evidenciam os alu...

Silva, Marisa; Leite, Laurinda; Pereira, Alexandra

Numa sociedade democrática e científica e tecnologicamente avançada, os cidadãos são confrontados com problemas cuja resolução requer a tomada de decisões sobre assuntos socio-científicos. A Escola deve dotar os alunos de competências necessárias para a Resolução de Problemas (RP) que a constante evolução científica e tecnológica lhes coloca, de modo a que consigam adaptar-se constantemente aos novos contextos ...


Atas do Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na ...

Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, Braga, 2013; Leite, Laurinda, org.

O Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem das Ciências Baseada na Resolução de Problemas é a primeira reunião científica, de dimensão nacional, centrada numa abordagem didática que, em inglês, é conhecida por Problem-Based Learning (PBL) e que teve origem nas Ciências da Saúde, nos anos 60 do século passado. A ideia-chave desta abordagem é que o aluno aprende conhecimentos novos e desenvolve...


Questionamento em manuais escolares de Ciências : desenvolvimento e validação d...

Leite, Laurinda; Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Morgado, Sofia; Vilaça, Teresa; Vasconcelos, Clara; Pedrosa, Maria Arminda; Afonso, Ana Sofia

Questões são enunciadas que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecim...


Sustainability on earth WebQuests as problem-solving activities : can physical ...

Leite, Laurinda; Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Morgado, Sofia

WebQuests are problem-solving activities that are supposed to be addressed by dealing with information that is available mainly on the internet. WebQuests integrate problem-solving challenges with ICT students‘ motivating power and they may be more useful learning tools than the usual free internet-based Problem-Based Learning settings. However, the educational value of WebQuests depends heavily on the type of ...


O ensino de transformação de matéria e de energia através da Aprendizagem Basea...

Leite, Laurinda; Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Morgado, Sofia; Fernandes, Célia; Silva, Eleutério


84 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia