"[…]. Infinito (do latim infinítu) é um adjetivo que denota algo que não tem início nem fim, ou que é inumerável. É pois um nome que representa o que não tem limites. É um conceito amplamente usado em muitas áreas do saber, como a matemática, a filosofia e a teologia ou até mesmo nas nossas vivências. […]".
1st Annual International Interdisciplinary Conference AIIC 2013, 24-26 April, Azores Islands, Portugal. Texto publicado na sequência do encontro realizado na Universidade dos Açores. ; This paper combines Calculus and Programming to solve constrained optimization problems common in many areas, notably in Economics. It uses Lagrange multipliers, a well-known technique for maximizing (or minimizing) functions, a...
26º Seminário Nacional de História da Matemática, Universidade de Aveiro, 14-15 de junho de 2013. ; Neste artigo apresentamos alguns factos que impulsionaram o desenvolvimento da ciência no arquipélago dos Açores protagonizados pela família Canto, no século XIX, nomeadamente pelos irmãos José e Ernesto do Canto. Realçamos o impacto dos seus trabalhos na evolução da matemática e da botânica na região. A salient...
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico. ; Topologia da recta; Limites de funções reais de variável real; Continuidade de f.r.v.r.; Funções Hiperbólicas; Cálculo Diferencial; Funções Inversas das Funções Circulares; Sucessões de Números Reais; Séries Numéricas; Séries Alternadas e Séries de Potências; Primitivação; Primitivação Por Partes; Regras Práticas Para Primitivar Potências de Funções Circul...
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico. ; As noções de sinais e sistemas são comuns a uma grande variedade de áreas científicas. Os métodos e as técnicas que lhes estão associados desempenham um papel importante em diversas áreas da ciência e da tecnologia.
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico. ; Geometria no Plano; Polígonos; Geometria no Plano; Circunferência; Sistemas de Coordenadas no Plano (Vetores); Equação da Reta no Plano; Geometria no Espaço e Noções Topológicas; Estudo da Reta em R³; Estudo do Plano em R³; Geometria do Espaço.
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico. ; Funções; Cálculo Diferencial; Método de Newton ou Método de Newton-Raphson.
Neste presente estudo pretendeu-se compreender o impacto de um trabalho colaborativo na evolução de conceções e práticas de avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar. O trabalho colaborativo consistiu num processo de reflexão entre uma Educadora de Infância (EI) e uma Amiga Critica (critical friend), esta também EI e autora deste estudo. O estudo desenvolveu-se, assim, em torno da seguinte questão de ...
OBJETIVO: Determinar a prevalência de excesso de peso e adiposidade abdominal em adultos residentes na zona urbana da cidade de Teresina-PI. MÉTODOS: Estudo transversal com amostra probabilística por conglomerados. Foram avaliados 464 adultos, entre 20 e 59 anos, residentes na zona urbana do município de Teresina-PI. O estado nutricional foi classificado com base no Índice de Massa Corporal (IMC), e o acúmulo d...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |