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Comparação da capacidade cognitiva de pacientes em programa de hemodiálise crôn...

Martins,Carmen Tzanno Branco; Ramos,Geison Stein Meirelles; Guaraldo,Simone Adriana; Uezima,Clarissa Baia Bargas; Martins,João Paulo Lian Branco

A inatividade física é um dos determinantes de agravos clínicos e problemas psíquicos em pacientes renais. Em duas clínicas-satélite, foi oferecido um programa de atividade física (AF) para 86 pacientes em hemodiálise. Destes, 49 pacientes iniciaram AF de forma espontânea e 37 permaneceram inativos. Após 6 meses, foi aplicado um questionário de satisfação autorreferido e o teste Miniexame do Estado Mental Modif...

Data: 2011   |   Origem: OASIS br

Cumulus boundary layers in the atmosphere : high resolution models and satellit...

Martins, João Paulo Afonso, 1983-

Tese de doutoramento, Ciências Geofísicas e da Geoinformação (Meteorologia), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2011 ; This project intends to explore some of the challenges on the representation of the Planetary Boundary Layer (PBL) using both high resolution models and state of the art observations. Some of the issues related the different types of boundary layers are highlighted in the context o...


The influence of ion doping profile in the functioning of polymer light emissio...

Pereira, André; Martins, João Paulo; Barbosa, Helder M. C.; Correia, Helena M. G.; Marques, L.; Ramos, Marta M. D.

One of the strategies to enhance efficiency of Polymer Light Emission Diodes (PLEDs), is to dope the conjugated polymer with ionic species (organic or inorganic). Although it is proven by experiments that this kind of doping can enhance PLEDs efficiency, it is not clear how the spatial distribution of the ionic species within the polymer layer can affect all the electronic process underlying the PLEDs functioni...


Compaction and its influence on the structural behaviour of high speed railways

Martins, João Paulo

Doctoral thesis in Civil Engineering ; Important aspects that govern railway embankments, namely, high–speed railways are, on one hand, the strict requirements during construction (material quality, state parameters and mechanical properties limits) associated with generally relatively short construction time available and, on the other hand, the strict requirements on residual settlements concerning serviceab...


Bases para o Projecto de Conservação, Restauro e Reabilitação de Edifícios Anti...

Martins, João Paulo Neto

Existem inúmeros edifícios anteriores ao séc. XX inseridos nas paisagens do nosso país. O abandono é frequente, deixando este património à mercê do tempo e dos diversos agentes de deterioração. Esta tendência deve ser rapidamente invertida, no sentido da promoção da manutenção e conservação da paisagem rural e da salvaguarda do património rural edificado, através de políticas patrimoniais e de incentivos múltip...

Data: 2010   |   Origem: Repositório da UTAD

Feira dos momentos : planeamento experimental e investigação de localização e e...

Martins, João Paulo Oliveira, 1979-

Tese de doutoramento em Estatística e Investigação Operacional (Probabilidades e Estatística), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2009 ; A primeira tarefa levada a cabo no âmbito deste trabalho consistiu no estudo da estimação dos coeficientes de um modelo de regressão polinomial por um planeamento óptimo. Os desenvolvimentos clássicos relativos a planeamentos discriminanate...


Experimentar o moderno em Lisboa

Martins, João Paulo do Rosário; Neves, José Carlos Simões; Spencer, Jorge Manuel Fava; Ravara, Pedro Belo

Data: 2009   |   Origem: Repositório da UTL

Comparação de resultados de ensaios de carga com placa segundo as normas AFNOR ...

Martins, João Paulo; Correia, A. Gomes; Caldeira, Laura; Neves, E. Maranha das; Delgado, João L. C.

O ensaio de carga estático com placa tem sido realizado nas mais diversas obras de engenharia, sobretudo segundo as normas AFNOR NF P94-117-1 e DIN 18134. Estas normas possuem diferenças no método de execução e de interpretação do ensaio, que se reflectem em diferenças nos módulos de deformabilidade finais obtidos. Atendendo à importância que este parâmetro assume no controlo de qualidade das camadas de aterro,...


Medições das vibrações geradas por comboios de alta velocidade

Martins, João Paulo; Marcelino, João; Correia, A. Gomes; Ramos, Luís F.; Delgado, João L. C.

O presente artigo descreve as acções empreendidas no âmbito de um projecto de investigação em Portugal para realizar a medição das vibrações geradas pelo tráfego de comboios, em particular os comboios de alta velocidade. Neste contexto estão em curso campanhas de medição de vibrações com recurso a acelerómetros na Linha do Norte, onde são instrumentadas secções com diferentes características geométricas e geoté...


Comparação de resultados de ensaios para avaliação da qualidade de construção d...

Correia, A. Gomes; Martins, João Paulo; Caldeira, Laura; Neves, E. Maranha das; Delgado, João L. C.

No presente artigo estabelecem-se correlações entre módulos de deformabilidade determinados “in situ” num aterro experimental com recurso a diferentes tipos de ensaios. Estes ensaios integram os ensaios de controlo de compactação pontual, nomeadamente, o ensaio de carga estático com placa (ECP), o deflectómetro de impacto ligeiro (DIP) e o “Geogauge” (SSG) e ensaios de controlo de compactação em contínuo, com o...


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