Encontrados 8 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

COGNITIVE DEVELOPMENT, REASONING, AND ACHIEVEMENT IN COLLEGE STUDENTS

Martins, Emília da Conceição Figueiredo; Instituto Politécnico de Viseu, Portugal; Ferreira, Joaquim Armando Gomes; Universidade de Coimbra, Portugal

In recent years there has been a growing interest in the academic community about the influence of higher education on cognitive development of college students. In addition to the research interest presented to professionals who are interested in studying human development across the life span, in Europe the new challenges of the Bologna Agreement brings to the forefront questions related to the impact of high...

Data: 2013   |   Origem: Revista Portuguesa de Educação

Institucionalização de crianças/jovens : obstáculos à desinstitucionalização na...

Rei, Ana Patrícia Afonso; Martins, Emília orient.

O tempo de permanência numa instituição constitui um vetor importante de se analisar, pois poderá interferir no desenvolvimento pleno de capacidades, penalizando as crianças/jovens duplamente, com marcas profundas e dolorosas, nalguns casos irreversíveis. Estas encontram-se privadas do seu direito a crescer e se desenvolver em seio familiar, devendo as entidades a quem cabe a promoção e proteção dos mesmos, ado...


Mediação familiar : a perspetiva dos mediadores familiares

Ferreira, Clara Sofia Morgado; Martins, Emília, orient.

O presente projeto de investigação intitulado Mediação Familiar – A Perspetiva dos Mediadores Familiares tem como objetivo apresentar uma proposta de investigação, que tem como questão orientadora conhecer a perspetiva dos técnicos mediadores familiares relativamente ao processo e aos obstáculos que se colocam à mediação familiar. O projeto encontra-se dividido em dois capítulos, o primeiro diz respeito ao enqu...


Actividade física em crianças e jovens em contexto escolar e de lazer

Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina

Resumo — É propósito deste estudo contrastar os níveis de actividade física em crianças e jovens, nos contextos de escola e lazer, em função de variáveis sócio demográficas (idade e género) e contextuais (prática de actividade desportiva de pais e amigos). Para o efeito, utilizou-se uma amostra de 55 sujeitos, de idades compreendidas entre os 10 e 20 anos, de ambos os géneros. Os dados foram recolhidos em Viseu...


Hábitos alimentares em crianças e jovens: nível de adesão à Dieta Mediterrânica

Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina

Resumo — Pretende-se com este estudo explorar os hábitos alimentares de crianças e jovens, nomeadamente o nível de adesão à Dieta Mediterrânica, em função da idade e zona geográfica. Participaram neste estudo 68 crianças e jovens (entre os 6 e os 16 anos) provenientes dos distritos de Lisboa e Viseu. Na avaliação do nível de adesão à Dieta Mediterrânica foi utilizado o KIDMED – Mediterranean Diet Quality Índex....


Satisfação com o trabalho em educadores sociais e professores.

Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Xavier, Paula

A satisfação com o trabalho é a variável mais estudada no domínio do comportamento organizacional (Spector, 1997) e, frequentemente, relacionada com a satisfação com a vida em geral (Judge & Watanabe, 1993 cit. por Hirschfeld, 2000). Associada à produtividade e à prevenção do stress ocupacional (Saane, Sluiter, Verbeek, & Frings-Dresen, 2003), a satisfação com o trabalho constitui-se como uma dimensão com reper...


A homoparentalidade na perspectiva de estudantes do Ensino Superior

Xavier, Paula; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina

Pretendeu-se com este estudo analisar a opinião de estudantes do Ensino Superior (N=115) relativamente à homoparentalidade, através da aplicação de um questionário. Verificou-se que a maioria dos sujeitos (66%) revela uma posição de desacordo relativamente à igualdade de circunstâncias entre homossexuais e heterossexuais no que diz respeito ao exercício da parentalidade, registando-se diferenças significativas ...


UMA PROPOSTA DE INDICADORES DE QUALIDADE DOCENTE DO ENSINO

Amante, Maria João; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Oliveira, Teresa

A avaliação da qualidade docente no ensino superior não reúne consenso. Essa dificuldade poderá ser resultante da ausência de acordo de um perfil de “bom professor”. Propusemo-nos, com o nosso estudo, encontrar indicadores de qualidade docente que resultassem do acordo das opiniões de alunos e professores. Para tal desenvolvemos o nosso estudo em três fases. A primeira, que consistiu em entrevistas semi-estrutu...


8 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data





Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia