Esta comunicação apresenta os princípios orientadores da construção do programa da disciplina de Geologia do ensino secundário na República Democrática de Timor-Leste, do alinhamento didático organizativo dos manuais da mesma disciplina e, ainda, dos respetivos guias de professores para o 10.º, 11.º e 12.º anos. O trabalho desenvolveu-se no âmbito da reestruturação do ensino secundário que resultou de um protoc...
Integrar nos currículos de ciências dos ensinos básico e secundário temáticas relacionadas com o ambiente e com as respetivas implicações de natureza sociológicas é um motivo com o qual nos temos de congratular. Os currículos ficam mais capazes de poderem dar uma desejável contribuição social, ajudando os alunos a adquirirem conceitos estruturantes e a desenvolverem competências que lhes permitam sustentar a su...
Resumo não disponível.
Resumo não disponível.
O transporte ferroviário ocupa atualmente uma posição relevante no setor dos transportes, não só no transporte de passageiros como também no transporte de mercadorias, pelo que é importante ter um conhecimento detalhado das marchas dos comboios. Este trabalho tem como objetivos principais simular a marcha de um comboio ao longo de um percurso, bem como quantificar o consumo ...
Com este trabalho pretende-se divulgar práticas de supervisão desenvolvidas aquando da conceção, implementação e reestruturação de atividades didáticas aplicadas no ensino e na aprendizagem da Biologia.Neste estudo emergiu o processo de reflexão sobre a prática que consubstanciou a interação entre o pensamento e a ação; explanou-se a dimensão colaborativa, autorreflexiva e autoformativa no desenvolvimento profi...
No âmbito da Reforma Curricular do Ensino Secundário Geral da República Democrática de Timor-Leste, foi definido um plano que permitisse aos alunos escolher uma de duas vias de formação: Ciências e Tecnologias, e Ciências Sociais e Humanidades. Inserida na primeira via, a Geologia, que se articula com área do desenvolvimento científico das Ciências Físico-Naturais, estudadas no 3.º ciclo do ensino básico, é uma...
El tiempo geológico es un concepto muy complejo en lo que se refiere a la enseñanza y al aprendizaje de las Ciencias de la Tierra, y por eso la necesidad de insistir en el desarrollo de investigación que pueda facilitar su comprensión en el contexto educativo. Este trabajo ha sido realizado en el ámbito del proyecto “El tiempo geológico en contexto escolar: contribuciones de las percepciones de los alumnos para...
Poster apresentado no "11º Encontro Nacional de Química Física - 11ºENQF", Porto, Portugal, 09-10 maio 2013. ; Organic solar cells (OSC) are one of the most promising green technologies for energy harvesting. In these devices the active layer is composed of an organic blend of two polymers or by low weight molecule and a polymer. In either case, due to the nature of the materials used, especially of the polyme...
Comunicação em painel apresentada no E-MRS 2013 - Symposium B ; To improve the efficiency of organic solar cells is necessary, for instance, to increase the open-circuit voltage or increase sun-light absorption by covering complementary regions of the solar spectrum. This can be achieved by using a donor-acceptor system composed of two polymers. The versatility of these materials has the advantage of enabling ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |