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Questionamento em manuais escolares de Ciências : desenvolvimento e validação d...

Leite, Laurinda; Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Morgado, Sofia; Vilaça, Teresa; Vasconcelos, Clara; Pedrosa, Maria Arminda; Afonso, Ana Sofia

Questões são enunciadas que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecim...


Problemáticas energéticas e de lixo doméstico em educação científica para todos...

Pedrosa, Maria Arminda; Leite, Laurinda

Desenvolvimento Sustentável reclama articulação de políticas e reorientação da educação para estimular exercícios informados, fundamentados, coerentes e responsáveis de cidadania. A educação científica deverá, pois, endereçar problemas ambientais actuais (e.g., gestão de lixos), abordando-os, nas dimensões científicas e pedagógicas, como nas ideológicas e éticas, necessárias para se compreender, articular e con...


Educação em ciências e sustentabilidade na terra : uma análise das abordagens p...

Pedrosa, Maria Arminda; Leite, Laurinda

Às Metas de Desenvolvimento do Millennium (MDM), que reflectem as aspirações partilhadas e negociadas a nível global, estão associados diversos indicadores de que se destaca o indicador de desenvolvimento humano (IDH). Não pretendendo evidenciar uma imagem completa de estados de desenvolvimento humano, o IDH configura-se como um barómetro que, facultando medidas de variações de bem-estar humano e não se limitan...


Educação científica, exercício de cidadania e gestão sustentável de resíduos do...

Pedrosa, Maria Arminda; Leite, Laurinda

As Nações Unidas lançaram recentemente a década da literacia (2003-2012) e aprovaram o lançamento da década da educação para o desenvolvimento sustentável (2005-2014), ambas as iniciativas evidenciando que a educação, apesar de reconhecida como um direito de todos - direito humano -, esta ainda muito longe de efectivamente se concretizar de acordo com esta perspectiva inclusiva. Perspectivas contemporâneas de e...


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