Questões são enunciadas que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecim...
Desenvolvimento Sustentável reclama articulação de políticas e reorientação da educação para estimular exercícios informados, fundamentados, coerentes e responsáveis de cidadania. A educação científica deverá, pois, endereçar problemas ambientais actuais (e.g., gestão de lixos), abordando-os, nas dimensões científicas e pedagógicas, como nas ideológicas e éticas, necessárias para se compreender, articular e con...
Às Metas de Desenvolvimento do Millennium (MDM), que reflectem as aspirações partilhadas e negociadas a nível global, estão associados diversos indicadores de que se destaca o indicador de desenvolvimento humano (IDH). Não pretendendo evidenciar uma imagem completa de estados de desenvolvimento humano, o IDH configura-se como um barómetro que, facultando medidas de variações de bem-estar humano e não se limitan...
As Nações Unidas lançaram recentemente a década da literacia (2003-2012) e aprovaram o lançamento da década da educação para o desenvolvimento sustentável (2005-2014), ambas as iniciativas evidenciando que a educação, apesar de reconhecida como um direito de todos - direito humano -, esta ainda muito longe de efectivamente se concretizar de acordo com esta perspectiva inclusiva. Perspectivas contemporâneas de e...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |