A avaliação envolve variáveis de contexto como dinâmicas de sala de aula e estudantes, em particular na forma como influencia os processos de aprendizagem. Estas variáveis emergem como fatores menos estudados (Fernandes, 2009). Com o objetivo de analisar as representações sociais (RS), sobre avaliação das aprendizagens, elaboradas pelos estudantes de enfermagem realizou-se estudo exploratório com 40 participan...
A Higienização das Mãos constitui uma medida primária, embora fundamental no controle de infeções associadas aos cuidados de saúde. Neste sentido, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e controle de infeções na Área da Saúde, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes. Para tal, o presente artigo resulta de um trabalho de investigação de caráter expl...
Resumo Objetivo: Apreender as representações sociais de relação e confiança e explorar as suas dimensões, elaboradas por familiares de doentes cardíacos de uma unidade de cardiologia de um hospital Português. Metodologia: estudo exploratório, realizado a 48 familiares. Recolha dos dados feita no espaço temporal de um mês, utilizando questionário, com questões sócio-demográficas e dois estímulos indutores. Foi...
Trata-se de uma investigação já realizada anteriormente em seres Humanos. É uma escala desenvolvida por Barbara Riegel, Professora, na Universidade da Pensilvânia Departamento de Enfermagem e aplicada nos Estados Unidos. Encontra-se traduzida em várias línguas: em Chinês e é aplicada em Hong Kong e Taiwan; em Italiano; em Espanhol e em Alemão. Por não existir nenhuma escala desta natureza em Portugal, considera...
RESUMO Trata-se de uma investigação já realizada anteriormente em seres Humanos. É uma escala desenvolvida por Barbara Riegel, Professora, na Universidade da Pensilvânia Departamento de Enfermagem e aplicada nos Estados Unidos. Encontra-se traduzida em várias línguas: em Chinês e é aplicada em Hong Kong e Taiwan; em Italiano; em Espanhol e em Alemão. Por não existir nenhuma escala desta natureza em Portugal, co...
Introdução O pensamento crítico tem sido definido como o processo intelectual. Um pensador crítico identifica e desafia, premissas de raciocínio, considera o que é importante numa situação, imagina e explora alternativas, tem em consideração os princípios éticos e desta forma toma decisões de forma informada. A escola deve fomentar o pensamento crítico dos estudantes, tanto na vertente teórica, como na prática....
RESUMO Objetivo: apreender as representações sociais de relação e confiança e explorar as suas dimensões, elaboradas por familiares de doentes cardíacos de uma unidade de cardiologia de um hospital Português. Método: estudo exploratório, realizado a 48 familiares. Recolha dos dados feita no espaço temporal de um mês, utilizando questionário, com questões sócio-demográficas e dois estímulos indutores. Foi utiliz...
Introdução: A supervisão clínica em enfermagem constitui uma realidade no ensino da enfermagem em Portugal. O seu âmago não se restringe à transmissão de conhecimentos práticos. O enfermeiro supervisor deve possuir competências clínicas - técnicas, científicas e relacionais - a par da capacidade de discutir, questionar e fazer reflectir o estudante no desenvolvimento da acção (Ketola, 2009). Em simultâneo, deve...
Resumo do trabalho de pesquisa realizado em 2011 e apresentado em Comunicação Oral no dia 2 de Junho de 2011 nas 1ªas Jornadas Internacionais de Enfermagem da Universidade de Évora: a pessoa em situação crítica Pessoa em situação crítica: Das Práticas às Representações Autores: Ana Fonseca; Anjos Frade; Céu Marques; Isabel Correia; João Mendes Introdução: A Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (2008), d...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |