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Conceções sobre sexualidade e Educação Sexual : diferenças de género no ensino ...

Marinho, Susana; Anastácio, Zélia

De acordo com a lei portuguesa, a Educação Sexual (ES) em meio escolar é obrigatória desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) até ao Ensino Secundário. No entanto, muitos projetos de ES desenvolvidos nas escolas não consideram as necessidades do seu grupo alvo nem as diferenças de género, o que limita a sua eficácia. Nesta investigação procuramos identificar conceções e necessidades de jovens em idade escolar (...


The impact of a sex education program for students of 2nd and 3rd cycle of basi...

Marinho, Susana; Anastácio, Zélia

Resumo publicado em Mayo 2013 na Edição Especial Congreso I da revista científica internacional Atención Primaria indexada nas bases de dados Medline, Embase, Scopus y Science Citation Index Expanded ; Introduction: This research aims to identify the needs of students of basic education on sexuality and sex education (SE) and, from these, to develop their skills in order to promote a healthy sexuality. Method...


Conceptions about sexuality and sex education of boys and girls at school-age

Anastácio, Zélia; Marinho, Susana

According to Portuguese Law, Sex Education (SE) in schools is compulsory from elementary to secondary school levels. However, many SE projects do not consider the needs of their target audience, or their gender differences, which limits the programme effectiveness. In this work we sought to identify conceptions and needs concerned with human sexuality and SE of school-aged boys and girls (10 to 18 years old). T...


Conceções de adolescentes dos 10 aos 18 anos sobre educação sexual e sexualidade

Marinho, Susana; Anastácio, Zélia

A Lei n.º 60/2009 e a Portaria n.º 196-A/2010 regulamentam a aplicação da Educação Sexual (ES) em meio escolar tornando obrigatória a sua abordagem desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) até ao Ensino Secundário. Contudo, muitos projetos de ES não consideram as necessidades do seu público-alvo, o que limita a sua eficácia. Neste trabalho procuramos averiguar conceções e necessidades de adolescentes relativame...


Problemas emocionais, comportamentais e de realização escolar : concepções de p...

Marinho, Susana Cristina Rodrigues Ferreira de Sousa Moreira

Tese de Doutoramento em Psicologia (especialização em Psicologia da Educação) ; Os problemas emocionais, de comportamento e de realização escolar constituem um campo de estudo que tem sido alvo de intensa investigação, cujas origens remontam a modelos de tipo clínico-patológico, tradicionalmente associados à área das perturbações emocionais e comportamentais e às dificuldades de aprendizagem. Neste trabalho, p...


Desenvolvimento e implementação de projectos de Educação Sexual : análise das d...

Marinho, Susana; Anastácio, Zélia; Carvalho, Graça Simões de

Em Portugal, a temática da Educação Sexual (ES) em Meio Escolar foi mais uma vez e recentemente alvo de regulamentação, a qual voltou a reforçar a sua obrigatoriedade desde o 1º até ao 12º ano de escolaridade. Para o Grupo de Trabalho em Educação Sexual (GTES) a ES deve não só prevenir os comportamentos de risco, mas também promover a qualidade das relações interpessoais, a qualidade da vivência da intimidade ...


Concepções de professores e alunos sobre educação sexual e sexualidade

Marinho, Susana; Anastácio, Zélia

Tendo em conta a Lei n.º 60/2009 e a Portaria n.º 196-A/2010 que estabelecem o regime de aplicação da Educação Sexual (ES) em meio escolar procuramos, por meio da implementação de um projeto de investigação-ação, averiguar as necessidades de professores e alunos sobre este tema e, a partir destas, desenvolver competências para a vivência de uma sexualidade saudável por parte dos alunos. Relativamente aos profes...


Identificar concepções e desenvolver competências para a educação sexual e a se...

Marinho, Susana; Anastácio, Zélia

Este projeto de investigação-ação tem como objetivo desenvolver competências para a sexualidade saudável, partindo das necessidades de alunos e de professores do Ensino Básico e considerando a recente legislação sobre Educação Sexual em Meio Escolar. Na fase de diagnóstico aplicam-se questionários a docentes e alunos, cuja análise servirá para delinear o plano de intervenção na sua formação. O projeto será aval...


Necessidades e preocupações das famílias de crianças com alterações de linguage...

Gomes, Ana; Marinho, Susana

Este estudo teve como principal objectivo a identificação de necessidades e preocupações de 25 famílias de crianças, com idades compreendidas entre os 2 anos e os 5 anos e 11 meses, com alterações de linguagem, a serem apoiadas em programas de Intervenção Precoce. Os dados revelam, numa análise geral, maiores necessidades de informação: sobre o diagnóstico clínico da criança; os serviços e apoios gerais e os se...


Avaliação de projectos de Educação Sexual na perspectiva da Promoção da Saúde

Marinho, Susana; Anastácio, Zélia; Carvalho, Graça Simões de

Em Portugal a Lei n.º 60/2009 e a Portaria n.º 196-A/2010 estabelecem o regime de aplicação da educação sexual (ES) em meio escolar. Para o Grupo de Trabalho em Educação Sexual (GTES, 2007) a inclusão da sexualidade na área da saúde não a reduz a uma visão mecanicista, biológica e sanitarista. Antes, procura sublinhar o carácter fenomenológico, holístico e cultural de um conceito abrangente de saúde, como propo...


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