Introdução: Apesar de em Portugal não haver malária endógena, a crescente mobilidade das populações e os laços históricos com África possibilitam a importação de casos para o nosso país. O presente estudo pretende contribuir para melhorar o conhecimento epidemiológico e clínico da malária importada na região de LisboaMétodos: Realizou-se um estudo descritivo das crianças com malária, internadas em dois hospitai...
Introdução: A celulite da região orbitária é uma patologia que pode associar-se a complicações potencialmente graves.Objectivo: Caracterização dos casos de celulite orbitária e periorbitária internados num Serviço de Pediatria.Métodos: Revisão casuística dos casos de celulite orbitária ou periorbitária internados no Serviço de Pediatria nos anos de 1995 a 2005.Resultados: Identificaram-se 71 casos – 65 celulite...
The present work explores the antioxidant potential of Helichrysum stoechas (L.) Moench phenoliccompounds for cosmetic applications involving the following steps: chemical characterization, microen-capsulation and incorporation into a moisturizer. Eighteen different phenolic compounds were identifiedin flowering aerial parts (decoction and hydroalcoholic extract), being 3,5-O-dicaffeoylquinic acid andmyricetin ...
Pterospartum tridentatum (L.) Willk., Gomphrena globosa L. and Cymbopogon citratus (DC) Stapf. are examples of medicinal plants that demand a more detailed characterization. Therefore, phenolic composition (e.g., phenolic acids and flavonoids) was analyzed by chromatographic and mass spectrometry techniques and the antioxidant activity was also accessed through free radicals scavenging activity, reducing power ...
Rubus ulmifolius Schott (Rosaceae), known as wild blackberry, is a perennial shrub found in wild and cultivated habitats in Europe, Asia and North Africa. Traditionally, it is used for homemade remedies because of its medicinal properties, including antioxidant activity. In the present work, phenolic extracts of R. ulmifolius flower buds obtained by decoction and hydroalcoholic extraction were chemically and bi...
O Acompanhamento Haptonómico Pré e Pós-natal é o acompanhamento do desenvolvimento da relação afetiva entre o pai, mãe e seu filho, durante a gravidez e após nascimento.Objetivos: Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as vivências e significados do casal sobre a experiencia de Acompanhamento Haptonómico durante a gravidez. Metodologia: Estudo de natureza qualitativa. Participaram no estudo quatro (4) casais...
Introducción: Según la OMS (2003) el comportamiento de agresión en relación íntima si la violencia física, psicológica o sexual es un problema de salud pública. En 48 muestras de poblaciones de todo el mundo, entre el 10% y el 69% de las mujeres reportaron haber sido asaltado físicamente por su pareja en algún momento de sus vidas. Las investigaciones indican que la violencia física a menudo se acompaña asalto ...
Introducción y objetivos: La violencia contra la mujer (física, psicológica y sexual) es a nivel mundial un problema de salud pública con un impacto en las conductas de riesgo el bienestar mentales y físicas. Durante el embarazo la prevalencia genera una mayor preocupación, ya que ha aparecido asociado con consecuencias adversas en la salud materna y fetal que contribuyen a la mortalidad materna, perinatal y ne...
Introducción: El acompañamiento haptonómico Pre y Postnatal supervisa el desarrollo de la relación afectiva entre el padre, la madre y el hijo durante el embarazo y después del nacimiento. Favorece los vínculos de paternidad, lo que permite el establecimiento de un afecto recíproco entre padres e hijos antes de nacer, lo que transforma la experiencia del embarazo y enseña a los padres a acompañar a sus hijos du...
Este trabalho tem como objetivo analisar as avaliações dos cursos de graduação da Fundação Centro de Ciência e Educação Superior a distância do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduação da Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal de Itajubá, a fim de verificar como estas são utilizadas na plataforma virtual de aprendizagem, para a promoção de uma aprendizagem significativa, colaborativa e participat...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |