A presente dissertação, inserida no âmbito do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), pretende apresentar um enquadramento da situação do ensino da língua portuguesa (LP) no Ensino Secundário Técnico-Vocacional (ESTV) de Timor-Leste (TL), relacionando-o com os materiais didáticos.
Enquadramento: a transição para a parentalidade é reconhecidamente um momento que implica um conjunto de transições individuais, conjugais e sociais para os novos pais. Ambos os pais, vivenciam uma adaptação/ajustamento a uma nova identidade e a novos papéis, exigindo a aquisição de competências pessoais, familiares e sociais; das várias intervenções do papel do enfermeiro ESMO, nas Unidades de Saúde, destaca-s...
Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 ; Este trabalho encontra-se teoricamente fundamentada na Educação e Formação de Jovens e Adultos Pouco Escolarizados. Neste panorama, a problemática analisada foi a dos saberes dos educadores de adultos, o processo de construção dos saberes em contexto de trabalho, no caso concreto d...
Envelhecer implica para a maioria dos idosos perdas importantes, e consequentemente mais intervenções especializadas de cuidados de saúde. Compreender o envelhecimento como um processo dinâmico, conduz a uma mudança de atitude em relação ao idoso e permite ao enfermeiro assumir um papel inovador e relevante no cuidar. A temática das atitudes é importante, pois dá conta da relação direta dos comportamentos ad...
A supervisão clínica é entendida como um processo de orientação, acompanhamento e apoio ao estudante, com a finalidade de facilitar a aprendizagem e promover o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O presente estudo visa abordar a Gestão da Supervisão do Ensino Clínico em Enfermagem na perspetiva dos enfermeiros orientadores, pois são eles que se debatem diariamente com os problemas de ordem educativa, or...
O recurso ao serviço de urgência é cada vez mais frequente, e os enfermeiros desenvolvem as suas intervenções terapêuticas num ambiente de stress, ansiedade, desconforto e segurança, sendo-lhe exigida uma postura de suporte, ajuda incondicional, resolução atempada de situações críticas e graves. Para tal a relação de ajuda é fundamental. O presente artigo consiste numa revisão bibliográfica, centrada na temátic...
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil. ; O presente projeto de investigação, versa sobre o design e o artesanato, e tem como finalidade estudar a influênci...
The correlation of data from several proveniences in Epilepsy has registered some progresses in the detection of the Epileptogenic focus/zone. The subtraction of SPECT co-registered to MRI (SISCOM) has been assuming as a valiant technique, localising the lesion area for surgical recession through a good location of the Epiletogenic zone.In this paper we present the automation and improvement performed to t...
Trabalho de projeto submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores / Classificação nas categorias definidas pela American Psychological Association (PsycINFO Classification Categories and Codes): 2956 Childrearing & Child Care; 3373 Community & Social Services; 3020 Group & Interpersonal Processes ; O cenário de alterações demográficas e sociais...
Este projecto tem como principal objectivo a criação de sistemas autónomos de^alimentação para redes de sensores sem fios (RSSF) que prolonguem a autonomia das mesmas. Considerando que, geralmente, a alimentação das RSSF é fornecida por baterias e devido à limitação que estas impõem a nível de durabilidade e autonomia é crucial desenvolver sistemas capazes de captar e armazenar energia ambiental de modo a dispo...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |