Encontrados 26 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

A eficácia de um programa de treino de competências sociais na escola com adole...

Loureiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costa; Ferreira, Maria Manuela Frederico; Ferreira, Margarida Reis Santos

Introdução: Os programas de promoção de competências sociais enquadram-se no âmbito das intervenções preventivas em meio escolar (WHO, 2008). Enquanto profissionais de saúde, os enfermeiros são os que mais diretamente interagem com os jovens nas escolas devendo conceber, implementar e avaliar programas com o propósito de munir os adolescentes de recursos pessoais, conhecimentos, atitudes e capacidades que lhes ...


A eficácia de um programa de treino de competências sociais na escola com adole...

Loureiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costa; Ferreira, Maria Manuela Frederico; Ferreira, Margarida Reis Santos

Introdução: Os programas de promoção de competências sociais enquadram-se no âmbito das intervenções preventivas em meio escolar (WHO, 2008). Enquanto profissionais de saúde, os enfermeiros são os que mais diretamente interagem com os jovens nas escolas devendo conceber, implementar e avaliar programas com o propósito de munir os adolescentes de recursos pessoais, conhecimentos, atitudes e capacidades que lhes ...


O processo de auditoria bancária

Simões, Beatriz Margarida Reis

No presente relatório, irão ser abordados vários temas teóricos que serão basilares e introdutórios à compreensão das tarefas práticas, posteriormente descritas, na área da auditoria de instituições financeiras – bancos. De entre vários tópicos relevantes para a atualidade, serão equacionados neste relatório temas como imparidades – normalmente falha em honrar os compromissos relativamente às instituições finan...


Conceção do programa de intervenção em enfermagem \'Melhorar competências com o...

Loureiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costa; Santos, Margarida Reis; Ferreira, Maria Manuela Frederico

Introdução: A literatura tem evidenciado os programas de treino como uma importante estratégia para o desenvolvimento das competências sociais. Destinam-se a proporcionar um conjunto de experiências que, não tendo ocorrido naturalmente ao longo da vida, se torna necessário ensinar ou desenvolver. Apesar da educação para a saúde ser uma atividade francamente desenvolvida pelos enfermeiros, existem ainda poucos e...


Síndromas Trico-Rino-Falângicos (A Propósito de Três Casos Clínicos)

Silva, Ermelinda Santos; Soares, Latira; Carvalho, Carmen; Santos, Carmen; Valente, Eugénio; Lima, Margarida Reis

Os Síndromas Trico-Rino-Falângicos (STRF) caracterizados por anomalias específicas do cabelo, face e dedos, são convencionalmente divididos em dois tipos I e II -, com considerável sobreposição fenotípica, sendo a existência de exostoses múltiplas no tipo II (também designado Síndroma de Langer-Gideon), a única característica que clinicamente os destingue. Ambos podem estar associados a atraso mental ou de ling...

Data: 2014   |   Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

Síndroma de Freeman-Sheldon (S.F.S.) A Propósito de Um Caso Clínico *

Torres, Filipe Pinheiro; Oliveira, Virgílio; Palha, José Carlos; Almada, António; Lima, Margarida Reis; Veloso, Pombeiro

Os autores apresentam uma breve revisão teórica e um caso clínico da Síndroma de Freeman-Sheldon (S.F.S.).Trata-se de um conjunto de malformações crâneo-faciais e músculo-esqueléticas congénitas diversas; os autores alertam para o diagnóstico precoce, parao aconselhamento genético e tecem algumas considerações sobre o carácter de transmissão da doença.

Data: 2014   |   Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

Social competence training program with Portuguese adolescents - a quasi-experi...

Loureiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costa; Ferreira, Maria Manuela Frederico; Santos, Maria Margarida Reis

The purpose of this study was to implement and evaluate the effectiveness of a social competences training program 'Improve skills with others', in a sample of Portuguese adolescents who presented difficulties in their social competences, namely, self-control, assertiveness, empathy and cooperation, based on Gresham & Elliot (1990) social skills rating system. We carried out a quasi-experimental study with 52 ...


The impact of social skills training program applied to Portuguese adolescents ...

Loureiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costa; Ferreira, Maria Manuela Frederico; Santos, Maria Margarida Reis

Introduction: Despite health education being a widely developed activity by nurses, there are still only few studies that had implemented social training skills programs as a school-based intervention conducted by nurses with adolescents. Objective: To assess the impact of a training program for social skills. Methods: We developed previously a quasi-experimental study with 52 Portuguese adolescents whom prese...


Identificação dos fatores determinantes no desenvolvimento das competências soc...

Loureiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costa; Ferreira, Maria Manuela Frederico; Santos, Margarida Reis

O presente artigo reporta-se ao estudo das dificuldades que os adolescentes apresentam ao nível das competências sociais e às possíveis estratégias de intervenção desenvolvidas pelos enfermeiros, de modo a atenuar repercussões negativas na saúde mental deste grupo. Tem como objetivos identificar e compreender os fatores que contribuem para as dificuldades/ constrangimentos dos estudantes do ensino secundário re...


Hábitos alimentares na adolescência: implicações no estado de saúde

Bica, Isabel; Cunha, Madalena; Costa, José; Rodrigues, Vítor; Santos, Margarida Reis; Montero, Javier

A alimentação variada e equilibrada é garantia de um estado nutricional adequado, necessário para manter um bom nível de saúde geral e oral na população. Neste sentido propusemo-nos analisar o conteúdo da dieta e a frequência de ingestão de alimentos e a sua relação com determinantes sócio demográficos, com o valor do Índice de Dentes Cariados, Perdidos e Obturados (CPOD), Índice de Placa Simplificado (I...


26 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento








Recurso









Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia