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Estratégias pedogógicas para o ensino-aprendizagem da expressão gráfica digital...

Marcos, Adérito; Coelho, José

O ensino a distância (EaD) online tem vindo a atrair grande atenção e a afetar grande importância em todo o mundo como regime alternativo viável de ensino-aprendizagem no contexto de um número crescente de áreas de saber. Tal advém muito em consequência direta do acelerado desenvolvimento que se verifica das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Este desenvolvimento tem impelido os agentes do EaD a con...


Instanciando mecanismos de a/r/tografia no processo de criação em arte digital/...

Marcos, Adérito

Neste ensaio procuramos trazer para a discussão a forma como mecanismos de a/r/tografia, ou abordagens relacionadas com esta metodologia, podem ser instanciadas no ciclo do processo de criação em arte digital/computacional procurando identificar práticas de experimentação em zonas de fronteira, na reformulação, no repensar, refazer e reconstruir que transforme o processo de criação num processo de investigação,...


NUVE : na senda da performance digital

Moura, João Martinho; Marcos, Adérito; Barros, Né; Branco, Pedro

ARTECH 2012, Faro, 7–9 de Novembro de 2012 ; O projeto aqui apresentado possui como objectivo explorar as possibilidades artísticas oferecidas por performances digitais em tempo real, na forma de dança, encarada como forma de expressão corporal privilegiada, na interação entre o performer e um artefacto digital, interação que se estabelece como o elemento condutor de toda a narrativa cénica. Para pesquisar as ...


Visualização de informação: uma introdução geral

Marcos, Adérito

Este conjunto de materiais serviram de base a um curso introdutório de Visualização de Informação, que o autor ministrou a alunos de mestrado e doutoramento, entre os anos 2006 e 2009.


NUVE : in between the analog and virtual body

Moura, João Martinho; Né Barros; Marcos, Adérito Fernandes; Branco, Pedro

NUVE is an artistic project that aims to explore the artistic possibilities offered by the digital dance performances in the interaction between the individual and his virtual double. In NUVE we conceptualized, developed and implemented a digital artifact, resulting in a fluid digital performance based on the theme of the analog body versus the digital virtual body.


Desenvolvimento de um operador de tone mapping para dispositivos com ecrã pequeno

Urbano, Carlos; Magalhães, Luís; Moura, João Paulo; Bessa, Maximino; Marcos, Adérito

Actas de 17º Encontro Português de Computação Gráfica ; Dada a forte divulgação e crescente adesão à criação e utilização de imagens HDR (High Dynamic Range), quer de fotografias do mundo real quer imagens geradas por computador através de software específico, tornase necessário permitir a sua adequada visualização nos dispositivos de visualização convencionais, incluindo os pequenos e limitados, mas amplament...


Global terrorism database vizualization: um projecto de arte digital suportado...

Moura, João Martinho; Sousa, Jorge; Branco, Pedro; Marcos, Adérito

Esta comunicação apresenta uma aplicação de visualização da informação, o Global Terrorism Database Visualization (GTDV) abordando a questão do terrorismo. O projecto GTDV recorre a técnicas e processos de visualização da informação, dando ênfase á estética, além da funcionalidade, exibindo dados de eventos terroristas ocorridos entre 1970 e 2004, compilados a partir do Global Terrorism Database, da Universidad...


Sistema flexível de realidade aumentada de baixo custo com base em projecção e...

Silva, Fernando; Rodrigues, Nuno; Marcos, Adérito; Ferreira, Manuel João

A Realidade Aumentada usa a renderização de modelos de objectos para complementar informação numa cena física. Para conseguir este objectivo (atingir esta meta), esses modelos necessitam de ser referenciados aos objectos físicos que é suposto serem aumentados. Esta referenciação requer uma calibração dos dispositivos usados para a projecção das imagens aumentadas, assim como dos dispositivos usados para adquir...


Effective algorithm for building and solving linear systems

Serna, Sebastian Pena; Silva, João; Stork, André; Marcos, Adérito

Several mesh-based techniques in computer graphics such as shape deformation, mesh editing, animation and simulation, build and solve linear systems. The most common method to build a linear system consists in traversing the topology (connectivity) of the mesh, producing in general a representation of the set of equations in form of a sparse matrix. Similarly, the solution of the system is achieved, by means of...


Visualização de informação

Carvalho, Elizabeth Simão; Marcos, Adérito Fernandes

O relatório está dividido em duas partes. Na primeira parte, é abordado o problema da visualização exactamente no que diz respeito à subtil correlação existente entre as técnicas (e respectivas metáforas), o utilizador e os dados. Na segunda parte, são analisadas algumas aplicações, projectos, ferramentas e sistemas de Visualização de Informação. Para categorizalos, serão considerados sete tipos de dados básico...


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