Referência no estudo das representações de vinculação durante o período pré-escolar, o Attachment Story Completion Task (ASCT, Bretherton & Ridgeway, 1990), consiste numa metodologia semi-projectiva de completamento de histórias realizável a partir dos 3 anos. Um aspecto controverso da sua utilização, contudo, prende-se com o facto de o instrumento não obrigar ao uso exclusivo de um único método de análise, con...
Dissertação apresentado ao ISPA-Instituto Universitário para obtenção do grau de Doutor em Psicologia Aplicada: Especialidade Psicologia do Desenvolvimento ; Constituindo uma das maiores conquistas desenvolvimentais do período pré-escolar, o despontar da competência narrativa espontânea põe em evidência representações mentais da experiência, implicando a atribuição de significados emocionais susceptíveis de se...
Esta investigação comparativa incide sobre a representação de vinculação e problemas de comportamento em crianças institucionalizadas. Foram avaliadas 35 crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar, em dois grupos: 19 crianças institucionalizadas e 16 crianças vivendo com as suas famílias de origem. Recorreu-se ao Attachment Story Completion Task (ASCT), avaliando-se, pela construção das narrativas, os ...
A Teoria da Vinculação sugere que as representações internas das experiências relacionais e a noção de self vão sendo interiorizadas, de forma complementar, pelas crianças ao longo do tempo, desempenhando as figuras de vinculação um papel crucial neste processo. Alguns estudos empíricos (Cassidy, 1988; Clark & Symons, 2000; Verschueren, Marcoen, & Schoefs, 1996) têm examinado as ligações entre desenvolvimento d...
A importância do estudo do auto-conceito advém do forte impacto que este parece ter no comportamento do indivíduo, regulando as suas acções e modos de interacção com os outros. Na definição deste constructo há que considerar as avaliações que o sujeito faz acerca das suas próprias competências em domínios restritos, como o cognitivo, o social, ou o físico (Harter, 1999). O presente estudo analisa a relação entr...
Purpose. To determine the effect of gender on the pharmacokinetics of eslicarbazepine acetate, a novel voltage-gated sodium channel blocker in the development for the treatment of epilepsy and bipolar disorder. Methods. Single-centre, open-label, parallel-group study in 12 female and 12 male healthy subjects. The study consisted of a single-dose (600 mg) period and a multiple-dose (600 mg, oncedaily, for 8 days...
Dissertação de Mestrado em Psicossomática ; A Criança Alérgica em Contexto Hospitalar numa Perspectiva Psicossomática. Que potencialidades é possível encontrar na utilização do Desenho corno Técnica em Psicossomática em contexto Hospitalar? Num momento único de criação livre de Desenho, nas condições de setting definidas: no Atelier exterior, encontram-se indicadores de diagnóstico / guias de intervenção terap...
To investigate the effect of eslicarbazepine acetate, a new voltage-gated sodium channel blocker, on the steady-state pharmacokinetics of digoxin ; AES Proceedings Annual Meeting of the American Epilepsy Society
Eslicarbazepine acetate is a novel voltage-gated sodium channel blocker in development for the treatment of epilepsy, bipolar disorder and neuropathic pain. The objective of this study was to determine the effect of age and gender on the pharmacokinetics of eslicarbazepine acetate. ; AES Proceedings of the Annual Meeting of the American Epilepsy Society
BIA 3-202 is a novel catechol-O-methyltransferase (COMT) inhibitor being developed for use as a levodopa-sparing agent in Parkinson_s disease. This study investigated the effect of four single oral doses of BIA 3-202 (50 mg, 100 mg, 200 mg, and 400 mg) compared with placebo on plasma concentrations of levodopa and its metabolite 3-O-methyl-levodopa (3-OMD) and on inhibition of erythrocyte COMT in healthy subjec...
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