Resumo não disponível.
Design represents the commitment of the artificial with nature – the artifact as symbolic cultural representation. Herein, drawing is the skill activity of the designer as renewed desire it transforming the world. Therefore, drawing is the material of design as medium of the representation, such as technical and interpretive expression of the author's imagination from an external program (brief). Hence, we pr...
The purpose of this article is to contribute to the statement that drawing influences the design project practice through technical resolution but especially through heuristic representation. By critically reflecting about the state of art supported by the arguments of recognized authors it is suggested a theoretical approach to the topic based in 3 perspectives of interpreting drawings: (1) formal perspective ...
Here, we aim to discuss that which generally refers to the contribution of drawing in the understanding of the design project, and particularly in relation to its communication in architecture. From a heuristic perspective, it is accepted that drawing recreates ‘ways of seeing’ which facilitate the project. Through its functions in supporting and stimulating the idea, throughout the project, drawing contributes...
Este texto baseia-se na análise e interpretação da prática do desenho para a compreensão do projecto. A experiência do desenho no projecto dá-se pelo confronto entre ambas, sendo o modo de «ver» que é suscitado pelo desenho gerador de ideias e imagens que desempenham uma função importante no estratificado processo projectual. Consideramos ontologicamente a prática do desenho mantendo como referência a possibili...
Neste paper, a evocação do objecto e a sua experiência é considerada através da análise do desenho como função disciplinadora do projecto. Partimos do argumento de que o desenho é a linguagem visual que imagina, analisa e torna visível a materialidade do projecto. O desenho enquanto função que materializa o projecto, na condição de existência para... é, neste caso, mediador da representação (expressão técnica),...
Propomos colocar a questão da possibilidade criativa e inovação do projecto em design através do exercício prático do desenho. Partiremos da ideia de que o desenho é não apenas o veículo instrumental de representação do projecto mas, e sobretudo uma possibilidade de pensamento como repositório de experiências. Exercício de conhecimento e auto-reconhecimento do sujeito e do mundo ao qual pertence. Partiremos d...
A investigação procurará contribuir para o estudo e desenvolvimento da disciplina de design através da análise e interpretação da prática do desenho no âmbito do projecto. Desde já posicionamo-nos na referência ao projecto de... e não projecto em... A utilização da proposição de procura estabelecer uma relação “livre” entre substantivos, sem subordinação ou valorização. Isto significa que não estará em causa o...
We propose drawing as design project process, regarded both as project’s instrumental utility (technology) and condition for disciplinary reflection (art), considering drawing as language whose operability enables innovation in design. At the production level (drawing), two cornerstone conditions are implied: 1. the instrumental ability (technology) and 2. its critical (semantical) evaluation. As subject for a...
Discutimos a utilidade da criação de um arquivo digital de desenhos de projecto - design e arquitectura - realizados por autores portugueses a partir do séc. XX. Normalmente destinado ao desaparecimento rápido, os desenhos de projecto são pelo seu carácter transitório e pontual um material efémero, ainda que contribuam para a compreensão projectual e, consequentemente, para a definição simbólica específica d...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |