Revista do IHA, N.5 (2008), pp.18-37 ; Na evolução do retrato teve uma influência decisiva a época áurea da civilização romana, circunstância em que se assistiu à criação e divulgação da imagem de Augusto, o primeiro dos imperadores, protagonista da Pax Romana. Como se construiu esta imagem, como se propagou até ao território hoje português um modelo que procurou na Grécia a sua fundamentaç...
A longínqua Antigüidade não se encontra distante hoje apenas pelo rodar dos séculos. Vêmo-la, talvez, e cada vez mais, desfasada do nosso tempo pelo alheamento a que progressivamente fica votada pelo desconhecimento das línguas e dos saberes clássicos. Gera-se um círculo vicioso que agrava continuamente a ignorância das nossas origens culturais: se não se estudam as línguas grega e latina, também não haverá que...
Revista do IHA, N.3 (2007), pp.24-39 ; Interacções entre o sentido e a imagem do espaço sagrado na Antiguidade. Temenos – pomoerium – sanctuarium e sua relação com os ambientes funerários. A imagem de tanques rectangulares escavados em contextos rupestres: sepulcros ou tanques rituais de sacrifício, purificação e iniciação? Imagens desta realidade no território português como visão transversal de uma plurissig...
Revista do IHA, N.4 (2007), pp.24-27 ; ENTREVISTA ao Professor Theodor Hauschild Conduzida por M. Justino Maciel
Revista do IHA, N.4 (2007), pp.28-53 ; A classificação contemporânea de Sintra como Património Mundial, na categoria Paisagem Cultural, resulta da convergência de múltiplos comportamentos, iniciados na Antiguidade, em que o sagrado interage com o profano em sucessivas etapas hierarquizadas numa dinâmica de entropia cultural. Do cabo Ofiúsa ao monte Sagrado onde se cultuava oficialmente na época romana o Sol e ...
Revista do IHA, N.2 (2006), pp. 12-21 ; A tipologia do teatro nasceu na Grécia e foi apropriada por Roma, com alterações significativas que constituem instrumento importante da investigação em História da Arte. Assim acontece com o teatro romano de Lisboa que, foi construído “ao modo grego”. Parece evidente que o Teatro foi adaptado para “espectáculos aquáticos”, embora o aprofundamento da reflexão exija a con...
Revista do IHA, N.2 (2006), pp. 207-217 ; Contém recensões de: CORREIA, Licínia Nunes – Decoração Vegetalista nos Mosaicos Portugueses, Lisboa: Instituto de História da Arte e Edições Colibri, 2005. [Manuel Justino Maciel, pp.209-210]; WESTON, Richard – Plantas, Cortes e Elevações. Edifícios-chave do Século XX. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, SA, 2005 [Maria da Graça Briz, pp.211-213]; GAMA, H. Dinis da – ...
Sobrevivem ainda em Trás-os-Montes determinados comportamentos festivos coincidentes com os finais do ano. Uma observação atenta revela- -nos que, entre as diferentes leituras possíveis sobre esses comportamentos, ressaha a da conotação remota com as festas de Invemo dos antigos povos de origem indo-europeia, onde claramente, apesar de todo um sistema evolutivo de transformações, se enconfra a sua origem. As ca...
Sobrevivem ainda em Trás-os-Montes determinados comportamentos festivos coincidentes com os finais do ano. Uma observação atenta revela- -nos que, entre as diferentes leituras possíveis sobre esses comportamentos, ressaha a da conotação remota com as festas de Invemo dos antigos povos de origem indo-europeia, onde claramente, apesar de todo um sistema evolutivo de transformações, se enconfra a sua origem. As ca...
Revista do IHA, N.1 (2005), pp. 14-45 ; Para o conhecimento da Arte da Antiguidade Greco-Romana contribuem significativamente as informações que nos vêm de textos contemporâneos da sua produção, mesmo aqueles que não foram escritos na perspectiva da Arte ou da sua História. Os livros neotestamentários, in genere datados da segunda metade do século I d.C., tiveram como objectivo essencial o anúncio do kerigma e...
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