Ao longo do desenvolvimento, outras relações, para além das familiares, podem assumir-se como relações significativas, na óptica da teoria da vinculação, cumprindo papel de relevo para o equilíbrio do sujeito. No contexto escolar, os pares e professores podem cumprir este papel. O presente estudo apresenta dados preliminares de adaptação e validação de três versões – Pais, Pares e Professores – do IPPA-R (Inven...
Pretende-se neste trabalho retornar um pouco às origens; retomando algumas das ideias fundamentais da teoria da vinculação de Bowlby, passa-se para uma análise contemporânea do papel e repercussões desenvolvimentais dos modelos internos das relações e do self, construídos na infância. Trata-se de uma selecção de afirmações “clássicas” sobre o tema e suas implicações em algumas das abordagens contemporâneas que ...
No decurso da adolescência, a conquista da autonomia, individuação e saída de casa colocam desafios ao sujeito e podem ser geradoras de stresse. Diversos estudos sugerem que a qualidade da vinculação aos pais, na adolescência, é um dos factores que pode mediar a resolução destas tarefas. Apresentamos neste estudo uma adaptação, da versão para pais, do Inventário de Vinculação aos Pais e Pares – IPPA de Armsden ...
Quando se pensa, ou fala, nas alterações cognitivas ao longo da vida adulta, a ideia mais frequente é a da afirmação do declínio gradual das capacidades. Pretendemos com este trabalho rever e questionar alguns dos pressupostos que sustentam tal afirmação, assim como analisar algumas questões metodológicas envolvidas. Defendemos uma interpretação que transcenda os meros “dados objectivos” e, simultaneamente, esp...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |