Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Representação da vinculação a pais, pares e professores - estudos preliminares ...

Figueiredo, Tânia; Machado, Teresa Sousa

Ao longo do desenvolvimento, outras relações, para além das familiares, podem assumir-se como relações significativas, na óptica da teoria da vinculação, cumprindo papel de relevo para o equilíbrio do sujeito. No contexto escolar, os pares e professores podem cumprir este papel. O presente estudo apresenta dados preliminares de adaptação e validação de três versões – Pais, Pares e Professores – do IPPA-R (Inven...


Vinculação aos Pais: retorno às origens

Machado, Teresa Sousa

Pretende-se neste trabalho retornar um pouco às origens; retomando algumas das ideias fundamentais da teoria da vinculação de Bowlby, passa-se para uma análise contemporânea do papel e repercussões desenvolvimentais dos modelos internos das relações e do self, construídos na infância. Trata-se de uma selecção de afirmações “clássicas” sobre o tema e suas implicações em algumas das abordagens contemporâneas que ...


Vinculação aos pais em adolescentes portugueses: o estudo de Coimbra

Machado, Teresa Sousa; Oliveira, Marta

No decurso da adolescência, a conquista da autonomia, individuação e saída de casa colocam desafios ao sujeito e podem ser geradoras de stresse. Diversos estudos sugerem que a qualidade da vinculação aos pais, na adolescência, é um dos factores que pode mediar a resolução destas tarefas. Apresentamos neste estudo uma adaptação, da versão para pais, do Inventário de Vinculação aos Pais e Pares – IPPA de Armsden ...


Psicologia do desenvolvimento e estudo da cognição no adulto

Machado, Teresa Sousa

Quando se pensa, ou fala, nas alterações cognitivas ao longo da vida adulta, a ideia mais frequente é a da afirmação do declínio gradual das capacidades. Pretendemos com este trabalho rever e questionar alguns dos pressupostos que sustentam tal afirmação, assim como analisar algumas questões metodológicas envolvidas. Defendemos uma interpretação que transcenda os meros “dados objectivos” e, simultaneamente, esp...


4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor




Data





Tipo de Documento



Recurso


Assunto












    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia