Metadados significa, basicamente, dados sobre os dados. Num ambiente caótico como a Internet, os dados já não são suficientes: são precisos metadados para a descrição semântica dos recursos. No entanto, os metadados per se são também insuficientes. Como acontece noutras áreas e, como acontece também em relação à descrição dos recursos físicos, a padronização é um elemento chave na sua utilização em grande escal...
In a chaotic environment like the Internet, data are not enough anymore. The description of resources is fundamental in order to keep some structure and make Internet services more efficient and more effective Metadata is, basically, data about data. However, metadata per se is also insufficient: with different kinds of services and software using different metadata and metadata structures, the problem persists...
Neste artigo fazemos uma breve descrição da Informattica Online, um projecto de uma revista em linha em desenvolvimento no Departamento de Sistemas de informação da Universidade do Minho. São também brevemente descritos os géneros de documentos a que o utilizador tem acesso. Alguns documentos pertencentes a esses géneros foram objecto de uma descrição RDF utilizando o Dublin Core Qualificado. De entre eles, sel...
Internet based services, particularly asynchronous communication services, offer an environment suited to the rise of knowledge communities. Knowledge communities, or invisible colleges, have been existing for a long time, but not always have efficient ways of communication. Knowledge communities are heavily dynamic and are always changing in their composition and also in each member interests. The intersection...
O artigo aborda o desenvolvimento das Novas Tecnologias da Informação (NTI) e o seu papel na Educação do ano 2000, desde o Caderno Electrónico a Estação de Ensino (Learning Station), dos novos conceitos de armazenamento e manipulação de informação (Hipertexto, Vídeo Interactivo) a Inteligência Artificial, e do Correio Electrónico a Videoconferência e a Educação por Satélite. Assume a mudança tecnológica como mo...
O artigo analisa a relação leitorkenário em ensino- -aprendizagem através dum quadro comparativo entre a imagem tradicional e a imagem informática e apresenta a hipótese da modelação da aprendizagem (cognitiva) a partir do leitor activo da imagem interactiva. ; ABSTRACT: The article analyses the relation reader/scenary in teaching-learning through a comparative, chart between the traditional image and the inte...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |