Este trabalho pretende constituir-se como um sério alerta à segurança das actividades práticas desenvolvidas no âmbito educativo. Têm constituído notícia alguns acidentes que ocorrem nos laboratórios das escolas, como por exemplo queimaduras, ou inclusivamente explosões (veja-se o bem recente caso francês), e mais proximamente acidentes muito graves que implicaram a perda de vidas (veja-se, por exemplo, o caso ...
Este artigo constitui-se como o primeiro de uma trilogia que procura desenhar e caracterizar um possível modelo para ensinar ciências. Congregando os conhecimentos produzidos mais recentemente no âmbito da psicologia cognitiva, reflecte-se acerca do tipo de estratégias a definir e sobre a orientação a dar a estratégias de aprendizagem que os alunos adquiriram em outras experiências ou em situações de educação n...
Com base no pressuposto da maior parte das investigações e inovações em didáctica das ciências que consideram explicitamente, como base de trabalho, as teorias construtivistas sobre a aprendizagem e as suas consequências no ensino, este estudo dá conta de uma investigação-acção, no âmbito da formação inicial de professores dos ensinos básico (3.º ciclo) e secundário, com resolução de problemas com experimentaçã...
Este trabalho pretende precisamente dar conta de uma experiência metodológica inovadora, no âmbito da formação inicial de professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, levada a cabo nos dias 29 de Abril a 1 de Maio de 1999 no âmbito da disciplina de Didáctica da Geologia I e II que é leccionada no 4.º ano do Ramo de Geologia do Curso de Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia na Universidade de ...
A ausência efectiva de incentivos contraria o anterior modelo psicológico de reforços. É por isso que a tão esperada inovação, embora as mudanças curriculares e as abundantes acções de formação de professores, não terá, em nosso entender, a expressão que se prevê, tudo porque não se respeitam e consideram os mecanismos do comportamento e respectiva influência de incentivos, emoções e cognições. Passou-se o mesm...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |