A supervisão da intervenção socioeducativa faz parte do quotidiano da nossa atividade profissional na Escola Superior de Educação de Bragança. Assumindo uma supervisão ecológica (Alarcão & Canha, 2013; Shon, 2001) e uma reflexão analisada mais como uma prática social do que como uma atividade privada (Dewey, 1953; Zeichner, 1993), apresentamos um estudo que visa explorar os episódios de intervenção socioeducati...
O estágio pedagógico é um dos períodos mais marcantes da formação inicial dos futuros professores/educadores (Simões, 1996). Partindo de uma conceção desenvolvimentista e ecológica do “Tornar-se Professor” (Alarcão & Canha, 2013 Nóvoa, 1992; Oliveira-Formosinho, 2002; Sá-Chaves, 2001; Schon, 1992; Zeichner, 1993) e visando uma compreensão dos episódios relatados pelos estagiários desenvolveu-se um estudo explor...
O estágio pedagógico é um dos períodos mais marcantes da formação inicial dos futuros professores/educadores (Simões, 1996). Partindo de uma conceção desenvolvimentista e ecológica do “Tornar-se Professor” (Alarcão & Canha, 2013 Nóvoa, 1992; Oliveira-Formosinho, 2002; Sá-Chaves, 2001; Schon, 1992; Zeichner, 1993) e visando uma compreensão dos episódios relatados pelos estagiários desenvolveu-se um estudo explor...
A supervisão da intervenção socioeducativa faz parte do quotidiano da nossa atividade profissional na Escola Superior de Educação de Bragança. Assumindo uma supervisão ecológica (Alarcão & Canha, 2013; Shon, 2001) e uma reflexão analisada mais como uma prática social do que como uma atividade privada (Dewey, 1953; Zeichner, 1993), apresentamos um estudo que visa explorar os episódios de intervenção socioeducati...
Buscou-se identificar os tipos predominantes de discriminação contra idosos que ocorrem no Brasil, bem como o nível de estresse que lhes está associado. Compararam-se também os resultados da amostra brasileira aos de duas amostras de referência, uma americana e uma portuguesa. Participaram 111 indivíduos, os quais responderam a um questionário biosociodemográfico e ao Ageism Survey, que integra itens relativos ...
An issue emerging from some research studies stresses the understanding that interaction competences depend on long, subsequent processes of reflected professional learning (Oliveira-Formosinho, 2003; Pascal e Bertram, 2003). In this study, the ecological, socio-constructivist model of supervision of final teaching practice (Oliveira-Formosinho, 2002) becomes of fundamental relevance because of its assumed need...
The aim of this poster is to understand the educational interaction of trainee-educators with reference to the pedagogical option adopted in the supervising context An issue emerging from some research studies stresses the understanding that interaction competences depend on long, subsequent processes of reflected professional learning (Oiiveira-Formosinho, 2002, 2003; Pascal and Bertram, 2003). In this study, ...
Using the adult engagement scale (Laevers, 1994), this poster analyzes the development of educational interactions of two trainee-educators in the final teaching practice of the pre-school educator degree which is implemented in different supervising contexts. A first aim is to understand the educational interaction with reference to the pedagogical option adopted in the supervising context. A second aim is to ...
Buscou-se identificar os tipos predominantes de discriminação contra idosos que ocorrem no Brasil, bem como o nível de estresse que lhes está associado. Compararam-se também os resultados da amostra brasileira aos de duas amostras de referência, uma americana e uma portuguesa. Participaram 111 indivíduos, os quais responderam a um questionário biosociodemográfico e ao Ageism Survey, que integra itens relativos ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |