Encontrados 17 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Episódios de intervenção sócio-educativa: uma reflexão

Novo, Rosa; Prada, Ana Raquel Russo; Vaz, Paula Marisa Fortunato

A supervisão da intervenção socioeducativa faz parte do quotidiano da nossa atividade profissional na Escola Superior de Educação de Bragança. Assumindo uma supervisão ecológica (Alarcão & Canha, 2013; Shon, 2001) e uma reflexão analisada mais como uma prática social do que como uma atividade privada (Dewey, 1953; Zeichner, 1993), apresentamos um estudo que visa explorar os episódios de intervenção socioeducati...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Histórias e estagiários: contributos para a formação inicial

Novo, Rosa; Prada, Ana Raquel Russo; Vaz, Paula Marisa Fortunato

O estágio pedagógico é um dos períodos mais marcantes da formação inicial dos futuros professores/educadores (Simões, 1996). Partindo de uma conceção desenvolvimentista e ecológica do “Tornar-se Professor” (Alarcão & Canha, 2013 Nóvoa, 1992; Oliveira-Formosinho, 2002; Sá-Chaves, 2001; Schon, 1992; Zeichner, 1993) e visando uma compreensão dos episódios relatados pelos estagiários desenvolveu-se um estudo explor...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Histórias e estagiários: contributos para a formação inicial

Novo, Rosa; Prada, Ana Raquel Russo; Vaz, Paula Marisa Fortunato

O estágio pedagógico é um dos períodos mais marcantes da formação inicial dos futuros professores/educadores (Simões, 1996). Partindo de uma conceção desenvolvimentista e ecológica do “Tornar-se Professor” (Alarcão & Canha, 2013 Nóvoa, 1992; Oliveira-Formosinho, 2002; Sá-Chaves, 2001; Schon, 1992; Zeichner, 1993) e visando uma compreensão dos episódios relatados pelos estagiários desenvolveu-se um estudo explor...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Episódios de intervenção sócio-educativa: uma reflexão

Novo, Rosa; Prada, Ana Raquel Russo; Vaz, Paula Marisa Fortunato

A supervisão da intervenção socioeducativa faz parte do quotidiano da nossa atividade profissional na Escola Superior de Educação de Bragança. Assumindo uma supervisão ecológica (Alarcão & Canha, 2013; Shon, 2001) e uma reflexão analisada mais como uma prática social do que como uma atividade privada (Dewey, 1953; Zeichner, 1993), apresentamos um estudo que visa explorar os episódios de intervenção socioeducati...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Avaliação de discriminação contra idosos em contexto brasileiro - ageismo

Couto, Maria Clara Pinheiro de Paula; Koller, Silvia Helena; Novo, Rosa; Sanchez-Soares, Pedro

Buscou-se identificar os tipos predominantes de discriminação contra idosos que ocorrem no Brasil, bem como o nível de estresse que lhes está associado. Compararam-se também os resultados da amostra brasileira aos de duas amostras de referência, uma americana e uma portuguesa. Participaram 111 indivíduos, os quais responderam a um questionário biosociodemográfico e ao Ageism Survey, que integra itens relativos ...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

The professional learning of the adult-child interaction: a multi-contextual study

Novo, Rosa

An issue emerging from some research studies stresses the understanding that interaction competences depend on long, subsequent processes of reflected professional learning (Oliveira-Formosinho, 2003; Pascal e Bertram, 2003). In this study, the ecological, socio-constructivist model of supervision of final teaching practice (Oliveira-Formosinho, 2002) becomes of fundamental relevance because of its assumed need...

Data: 2010   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

The professional learning of the adult-child interaction: a multi-contextual study

Novo, Rosa

The aim of this poster is to understand the educational interaction of trainee-educators with reference to the pedagogical option adopted in the supervising context An issue emerging from some research studies stresses the understanding that interaction competences depend on long, subsequent processes of reflected professional learning (Oiiveira-Formosinho, 2002, 2003; Pascal and Bertram, 2003). In this study, ...

Data: 2010   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Professional apprenticeship of adult-child interaction

Novo, Rosa

Using the adult engagement scale (Laevers, 1994), this poster analyzes the development of educational interactions of two trainee-educators in the final teaching practice of the pre-school educator degree which is implemented in different supervising contexts. A first aim is to understand the educational interaction with reference to the pedagogical option adopted in the supervising context. A second aim is to ...

Data: 2010   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Avaliação de discriminação contra idosos em contexto brasileiro - ageismo

Couto,Maria Clara P. de Paula; Koller,Sílvia Helena; Novo,Rosa; Soares,Pedro Sanchez

Buscou-se identificar os tipos predominantes de discriminação contra idosos que ocorrem no Brasil, bem como o nível de estresse que lhes está associado. Compararam-se também os resultados da amostra brasileira aos de duas amostras de referência, uma americana e uma portuguesa. Participaram 111 indivíduos, os quais responderam a um questionário biosociodemográfico e ao Ageism Survey, que integra itens relativos ...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

Desafios da formação em contexto

Novo, Rosa; Mesquita, Cristina

Data: 2009   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

17 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento






Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia